Revista ADEGA
Busca

Vinho - 08.Out - Saúde

Vinho tinto para tratar diabetes


Milhares de britânicos sofrem de diabetes, doença que a cada ano atinge 6% da população. Para estas pessoas, o uso de insulina é crucial, já que é ela que diminui a taxa de glicose no sangue e a transforma em energia para as células.

Mas após algumas pesquisas recentes, os ingleses não precisarão se preocupar tanto. Um grupo de estudiosos americanos acredita que substâncias presentes no vinho tinto podem controlar os níveis de açúcar no sangue.

O tinto contém o componente Reservatrol, que já mostrou que é capaz de amenizar a diabetes de alguns animais. Agora, segundo alguns testes, a substância parece surtir efeito no organismo humano também, ativando proteínas que ajudam a metabolisar a glicose.

O reservatrol há pouco tempo também foi classificado como tendo um papel antiviral, ou seja, capaz de combater algumas viroses inibindo sua multiplicação. Mas é importante ressaltar que essa substância não deve ser ingeria em demasia, porque pode acabar criando uma certa resistência tanto nos vírus como em nosso próprio metabolismo.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: À vencedora do Nobel de Literatura 2009!

+ Portugal terá vinho de qualidade "boa a excepcional", segundo produtores

+ Hong Kong é o maior comprador de vinhos em leilões

+ Pioneiro do vinho em Washington morre nos EUA

+ O Melhor Vinho do dia: Aos vencedores do Prêmio Nobel de Química!

Redação
Publicado em 08/10/2009, às 15h22 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias