Vinho - 01.Dez - Saúde

Vinho tinto pode impedir proliferação de bactérias bucais

por Redação

De acordo com um estudo que será publicado na revista "Food Chemistry", pesquisadores concluíram que beber quantidades moderadas de vinho tinto ajuda na limpeza dos dentes, impedindo a proliferação de bactérias durante e depois das refeições.

Um pesquisador da Universidade de Paiva, na Itália, afirmou que o estudo foi conduzido com vinhos não alcoólicos, a fim de verificar quais substâncias presentes no tinto, além do álcool, teriam papel antisséptico. No estudo, a bebida teve seu álcool removido através de uma técnica denominada "concentração a vácuo". Depois, culturas de Streptococcus mutans, bactéria que se alimenta do açúcar presente em alimentos, foi preparada para o teste.

O experimento laboratorial mostrou que a bactéria se misturava facilmente com a saliva e dessa maneira conseguia chegar até o revestimento dos dentes. Entretanto, ao adicionar vinho tinto na solução, o microorganismo foi impedido de se unir à saliva, impossibilitando a junção nos dentes.

Os pesquisadores concluíram que o componente capaz de proteger os dentes são as proantocianidinas, composto de papel fundamental nas características gustativas do vinho.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ Pequenos produtores ganham espaço nos EUA
+O Melhor Vinho do dia: Em clima de Copa, rumo ao hexa!
+ Argentinos esperam crescimento no setor de espumantes

+ Estádio do Morumbi inaugura confraria de vinhos

+ Comercialização de vinhos do Rio Grande Sul aumenta

palavras chave

Notícias relacionadas