Vinho - 14.Nov

Vinho tinto potencializa tratamento de radiação contra câncer de próstata


Pesquisas indicam que um composto encontrado em vinhos tintos, o resveratrol, pode tornar as células do tumor de próstata mais suscetíveis a radiação e, portanto, tornar o tratamento mais eficaz.

Já existem pesquisas sobre os efeitos positivos na saúde cardiovascular e prevenção de derrames, assim como a diminuição do risco de desenvolver outros tipos de câncer. Por isso, pesquisadores da  

divulgação
Universidade do Missouri, nos EUA, descobriram, pela primeira vez, que ele pode ajudar também no tratamento do câncer de próstata.

"Outros estudos notaram que o resveratrol faz as células do tumor mais suscetíveis à quimioterapia, e resolvemos testar se isso tem efeito na terapia de radiação. Descobrimos também que esse efeito é ainda maior quando o tratamento é feito separado", disse o professor Michael Nicholl, da Escola de Medicina da Universidade do Missouri.

No entanto, a dosagem da substância, para obter esse efeito, é muito alta e por isso os cientistas estão tentando encontrar outros meios para oferecer o resveratrol ao organismo sem o alto consumo de vinho. "Não precisamos de uma grande quantidade no tumor, mas para que o composto seja eficiente, a pessoa precisa ingerir muito resveratrol", explicou Nicholl.

Os próximos passos incluem testes em animais, e, se bem sucedidos, podem levar a um tratamento mais eficiente contra o câncer de próstata. "Esse estudo tem o potencial de revolucionar os tratamentos da doença", comemorou o pesquisador, Dr. Axel Thompson.

Mais notícias sobre vinhos...

Romênia pode ser próximo grande produtor de vinhos na Europa
Xavier-Louis Vuitton lança vinho para chineses
Produtor espanhol lança vinho oficial do Barcelona com nome e número dos jogador...
Neal Martin lança livro sobre Pomerol depois de três anos de pesquisa
Segundo produtores californianos, safra 2012 é excepcional

Da redação

Publicado em 14 de Novembro de 2012 às 08:36


Notícias