Vinho - 14.Abr - Pesquisa

Vinho tinto protege o organismo de inflamações no cólon

por Redação

O resveratrol, polifenól que já mostrou ter papel importante na prevenção de inúmeras doenças, é eficaz também no tratamento da colite ulcerosa, doença inflamatória intestinal que é caracterizada pela presença de úlceras no cólon e no reto.

Segundo o estudo realizado pelo departamento de farmacologia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Sevilha e publicado na revista 'European Journal of Pharmacology', o resveratrol é um bom suplemento dietético para quem desenvolve a doença.

A pesquisa foi feita através de ratos doentes, que foram divididos em dois grupos. O primeiro, de dieta básica, e o segundo, uma dieta enriquecida com resveratrol.

Após 30 dias, os animais foram expostos ao sulfato de dextrano, agente que induz o aparecimento da colite ulcerosa, e o grupo de ratos que havia ingerido o polifenól apresentou grande produção de citosinas antiinflamatórias, que contribuem para a resposta do organismo às inflamações.

O resveratrol também é responsável por proteger os pulmões e o coração, além de prevenir alguns tipos de câncer e ter papel antiviral.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Mulheres se destacam em "campeonato mundial de sommeliers"

+ Produtores da Itália apostam em novas mídias para se promoverem
+ O Melhor Vinho do Dia: Para harmonizar com um prático sanduíche de forno!

+ TV estatal espanhola lança série baseada no mundo do vinho
+ Jamie Oliver estréia novo programa para os norte-americanos

palavras chave

Notícias relacionadas