Vinho - 11.Set

Vinho tinto sem álcool é mais benéfico ao coração que o alcoólico

por Redação

Um novo estudo, realizado por pesquisadores do Hospital Clinico de Barcelona, descobriu que o vinho tinto sem álcool pode ter mais benefícios para saúde cardiovascular masculina do que o vinho tinto tradicional.

dvulação

De acordo com a pesquisa, ingerir pequenas quantidades diárias de vinho tinto sem álcool, durante quatro semanas, diminui a pressão sanguínea - no entanto, o mesmo efeito não é observado no vinho com álcool.

Para realizar o estudo, a equipe pediu que 67 homens diabéticos, ou que tivessem três ou mais fatores de riscos cardiovasculares - incluindo pressão alta, alto colesterol, sobrepeso ou obesidade, histórico de doenças coronárias na família ou que fossem fumantes - se dividissem em três grupos, um que consumisse o vinho comum, outro que ingerisse vinho sem álcool e um terceiro que bebesse gin, todos durante quatro semanas. Depois desse período foram feitos testes e os pacientes trocaram de bebida, repedindo o processo, até que todos tivessem ingerido todas as bebidas.

Os homens que beberam vinho tinto não alcoólico tiveram uma redução média de 6mm  na pressão sanguínea da sístole e 2mm na diástole - movimentos de contração do coração - diminuindo em 14% o risco de ataque cardíaco e em 20% o de derrame, enquanto as outras bebidas não apresentaram nenhuma alteração.

Os vinhos alcoólicos e os não alcoólicos têm a mesma carga de pólifenois e antioxidantes, mas os pesquisadores acreditam que o álcool diminui o efeito que as substâncias podem trazer ao corpo. "A parte não alcoólica do vinho tem um efeito protetor para o sistema cardíaco", explica Dr. Ramon Estruch, consultor sênior do hospital.

Mais notícias sobre vinhos...

Depois de seis anos, St. Emilion apresenta nova classificação para châteaux
Mercado de vinhos pensa em nova lei para investimentos seguros
Instituto Master of Wines apresenta três novos membros
Novo documentário mostra colheita da safra 2011 em Borgonha
Empresário chinês conta seus planos para o Châteaux de Gevrey-Chambertin

palavras chave

Notícias relacionadas