Vinho Verde

Vinho verde deve ter excepcional safra 2022

Região do norte de Portugal, vai na contramão da maior parte das regiões europeias e espera safra maior e com mais qualidade

Vinhedos em Guimarães na região portuguesa do Vinho Verde
Vinhedos em Guimarães na região portuguesa do Vinho Verde

por André De Fraia

A vindima já começou nos 48 munícipios – ou concelhos – da região de Vinho Verde. Apesar da seca e de uma inesperada tempestade extratropical que atingiu a região essa semana, a expectativa é de uma colheita que está sendo classificada como excepcional.

Segundo produtores da região, os primeiros testes mostram que a uva e o mosto estão com a acidez elevada e extremamente aromáticas, a expectativa é apenas que a chuva, que atinge a região essa semana, não traga uma grande perda dos grãos que ainda estão nos vinhedos e nem faça com que as uvas murchem.

Produtores esperam, no entanto, uma concentração menor de açúcares para as uvas que ainda estão no pé, gerando vinhos com grau alcóolico menor, o que produtores não vêm como algo ruim, afinal, o Vinho Verde é famoso pelo seu frescor.

Na principal sub-região do Vinho Verde, Monção e Melgaço, as expectativas também são boas. Em uma região que sofre normalmente com a humidade, o verão seco permitiu que a uva tivesse uma excelente maturação. O único ponto contra foi que a maioria dos produtores precisou trabalhar com irrigação nos vinhedos, fato que aumenta o custo, mas que deve ser compensado pela quantidade maior de uvas colhidas.

A vindima na região começou mais cedo que o normal. Produtores que estão acostumados a iniciar a colheita da uva na primeira e por vezes até na segunda semana de setembro, iniciaram os trabalhos ainda no fim de agosto e as expectativas é que a produção da safra 2022 seja em torno de 90 milhões de litros de vinho.

palavras chave

Notícias relacionadas