Vinho - 27.Abr - Mercado

Vinhos brasileiros são aprovados em degustação da Noruega

por Redação

Segundo o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), os vinhos brasileiros estão bem perto de serem incluídos pela primeira vez em licitações de compras da Noruega.

Eirik Andersen, gerente de Produtos da Vinmonopolet, estatal norueguesa que possui o monopólio do comércio de bebidas alcoólicas, exceto a cerveja, comunicou à Embaixada Brasileira em Oslo o resultado preliminar de testes e degustações de 27 amostras de vinhos finos enviadas pelo Ibravin em dezembro de 2009. Andersen afirmou que devido aos bons resultados, a Vinmonopolet deve incluir os vinhos brasileiros nas licitações norueguesas de novembro / 2010.

O chefe da Divisão de Operações de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Pedro Paulo d'Escragnolle-Taunay, assinalou que "o painel de provadores considerou que determinados produtos - em sua maioria vinhos tintos - têm potencial para ingresso e comercialização no mercado norueguês".

Como o MRE apresenta regras internas que impedem a divulgação de detalhes dos resultados dos testes, não foi possível saber quais vinhos obtiveram a preferência do painel.

Segundo Andreia Gentilini Milan, gerente de Promoção Comercial do Wines From Brazil, esse foi o primeiro passo para a entrada dos vinhos brasileiros na Noruega. "Quando a licitação abrir, qualquer empresa do Brasil poderá se inscrever, não apenas as que enviaram produtos para os testes", explicou.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ "Consciência verde" ainda está longe de ser unanimidade no mundo do vinho
+ Restaurante D.O.M, de Alex Atala, é eleito um dos 20 melhores do mundo
+ Estudante espanhola ganha prêmio de desenho de rótulos de vinho

+ Saretta e Suzana Alves curtem fim de semana regado de tênis e vinho em Bento Gonçalves
+ Cor intensa potencializa as propriedades "saudáveis" do vinho

palavras chave

Notícias relacionadas