Vinho - 17.Jan

Vinhos brasileiros serão produzidos com menos açúcar

por Redação

O ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (mapa) enviou a Casa Civil um texto atualizando o decreto de uma lei que diz respeito à quantidade de açúcar usada nos vinhos brasileiros.

A Lei do Vinhodiz respeito aouso de açúcar exógeno para correção dos mostos, a chaptalização, aumentando o grau alcoólico dos vinhos.

Divulgação

A nova iniciativa propõem a diminuição do uso de açúcar para a chaptalização e o setor vitivinocola brasileiro apóia a iniciativa, de acordo com a Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).

"Esta medida exigirá a produção deuvas mais maduras, que resultarão emvinhosde melhor qualidade naturalmente", explica o diretor-executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

O novo decreto está em elaboração desde 2008. "A atualização da legislação é uma das estratégias definidas pelo Programa Visão 2025, elaborado em 2005 e 2006, para os próximos 20 anos do setor", diz Paviani.

A mudança terá uma transição ao longo dos próximos cinco anos. Atualmente, todos os vinhos podem ser chaptalizados em até três graus alcoólicos. Depois de publicado o decreto, os vinhos finos poderão ser chaptalizados em apenas dois graus nos primeiro s quatro anos e somente em um grau a partir do quinto ano da publicação.

Já os vinhos de mesa poderão ser corrigidos em três graus alcoólicos até o quarto ano da publicação do decreto e em dois graus após o quinto ano da nova lei.

 "O setor está dando uma demonstração de coragem para aperfeiçoar a qualidade de seus produtos, que certamente será reconhecida pelos consumidores", observa o presidente da Uvibra (União Brasileira de Vitivinicultura), Henrique Benedetti

Mais notícias sobre vinhos...

Aumento de temperatura atrapalha a colheita de uvas para produção de Icewine
Vinícola norte americana produz vinho para levantar fundos para Museu de Arte
Artista italiana produz pinturas usando vinho
Começa nessa sexta mais uma edição do Bento em Vindima
Museu espanhol promove apresentações musicais e degustações para homenagear o ja...

palavras chave

Notícias relacionadas