Vinho - 12.Mai - Direto da África

Vinhos cabo-verdianos serão exportados a Portugal e EUA

por Redação

Segundo o site Angola Press, grande parte dos vinhos produzidos na ilha do Fogo, em Cabo Verde, serão exportados para Portugal e EUA.

Divulgação
Vinícola atrás de vulcão ativo na Ilha do Fogo, Cabo Verde

A produção anual das cooperativas foguenses Chã e Sôndade é ainda muito pequena, estimada em cerca de 150 mil garrafas. Esse valor pode crescer nos próximos anos à medida que forem melhoradas as condições de produção.

De acordo com Carlos Graça, administrador da Efectivo e parceiro da Wine Resources, o projeto de aumento da produção permitirá introduzir no mercado uma quantidade significativa de garrafas - em torno de 200 mil. "Ante à pequena produção, a idéia é alargar a outros produtos tradicionais que possam representar um lucro para a exportação".

Aproveitando essa onda de exportação dos vinhos, está se estudando a possibilidade de exportar produtos que são "ícones" cabo-verdianos, como o café, doces tradicionais e os ponches de cada uma das ilhas do país.

Essa oportunidade de exportar os vinhos surgiu da parceria estabelecida com duas empresas portuguesas, cujo investimento nesse projeto será de 25 mil contos cabo-verdianos (o que equivale a cerca de 227 mil euros).

"Queremos olhar para a questão da internacionalização das empresas cabo-verdianas e acreditamos que, no futuro, os investimentos terão de ser reforçados, com outras exportações para a Europa e para mercados onde a diáspora do arquipélago está mais concentrada", acrescentou Graça.

Para ele, é a "diversificação e a constância" que garantirão o sucesso do projeto, o qual pode colaborar também para uma política de desenvolvimento local.

ESPECIAL: Um safári com Baco - Com produção de vinhos iniciada há 400 anos, a África do Sul despontou recentemente como uma potência do Novo Mundo

Mais notícias sobre vinhos...

+ Michael Chapoutier aposta no vinho inglês e procura propriedade na região

+ Mais de 1100 bodegas espanholas participam do Fenavin na Espanha

+ EUA se tornam terceiro maior fornecedor de vinhos do Canadá

+ Maneira de prensar uva Riesling reflete no aroma do vinho, diz Chapoutier

+ Robert Parker recebe prêmio na Espanha

palavras chave

Notícias relacionadas