Revista ADEGA
Busca

17.Set - Bricadeira de mau gosto

Vinhos com imagens de Hitler e Mussolini nos rótulos causam revoltas na Itália


Os rótulos das garrafas não agradaram grande parte dos consumidores
Há cerca de seis anos, garrafas de vinho com rótulos que trazem imagens dos ditadores Hitler e Mussolini são vendidos no supermercado Gs, do grupo francês Carrefour, na cidade de Cuveglio, na Itália.

Embora sempre tenha sido alvo de críticas e polêmicas, os vinhos não foram tirados das prateleiras até agora. Mas recentemente, uma turista francesa de origem judia ficou escandalizada ao entrar no supermercado e encontrar os tais vinhos. De tão ofendida que estava, chegou a tirar fotos das garrafas para reclamar com o estabelecimento, além de divulgá-las num site francês para criar polêmica e tentar brecar as vendas do vinho.

O Gs, temendo a propaganda negativa que a repercussão do caso traria, tirou os vinhos da sessão e parou de vendê-los. No entanto, a opinião do produtor e idealizador das idéias, Elvio Alessandria, é outra: "Eu produzo vinhos com rótulos históricos que são muito apreciados pelos clientes. Não vejo razão para parar as vendas. Se quiserem tirar meus produtos do mercado, não há problema, mas nesse dia, as transmissões de todos os programas de TV sobre Hitler e Mussolini terão que parar, e também não deverão ser vendidos vídeos domésticos daquela época".

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Pesquisas conclusivas em Madri irão melhorar a qualidade das uvas

+ Seis a cada cem litros de vinho são espanhóis

+ O Melhor Vinho do dia: À economia portuguesa!

+ Navarra estima sua colheita de uva em 97 milhões de quilos

+ O Melhor Vinho do dia: Um bom argentino para homenagear Juan Martin del Potro!

Redação
Publicado em 17/09/2009, às 11h37 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias