Revista ADEGA
Busca

27.Jul - Vinhos do Dão se destacam

Vinhos do Dão são reconhecidos internacionalmente


Região do Dão, onde se produz um dos melhores vinhos de Portugal
Não são apenas os vinhos portugueses produzidos nas regiões do Douro e do Alentejo que merecem destaque no mercado mundial da bebida. As garrafas produzidas no DOC do Dão ganham a cada dia mais prestígio no mundo do vinho.

Após os recentes elogios tecidos pelo britânico Charles Metcalfe, os Vinhos da região foram novamente presenteados com críticas muito positivas, agora pelo norte-americano Paul J.White.
"O Dão oferece claramente uma alternativa aos vinhos do Douro ou Alentejo", escreveu White, na edição de Julho da revista WINE - A Essência do Vinho.

Radicado nos últimos anos na Nova Zelândia, o especialista visitou a região em Março e Junho, tendo tido oportunidade de visitar diferentes produtores e de provar dezenas de vinhos do Dão, das mais diversas colheitas.

"Fiquei impressionado como os vinhos tintos encaixaram tão bem no segmento dos Pinot Noir: Mais tarde, li que um perito do século XIX uma vez descreveu os vinhos do Dão como tendo um forte caráter de Borgonha, o que sugere que este traço estilístico está profundamente enraizado na região", discorre Paul J. White.

"O Dão parece ter emergido de uma fase de transição e não está no meio de um período de experimentação, revitalização e redescoberta (...) o melhor é que permaneceu fiel às suas tradições, não perdeu a sua alma no processo", diz o crítico, que prefere os vinhos que traduzam o "terroir" de origem.

Para Valdemar de Freitas, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, as afirmações refletem o bom momento que vive o vinho da região. "É mais uma prova inequívoca de reconhecimento da qualidade dos Vinhos do Dão, que começam a assumir-se como um produto claramente acima da média, capaz de convencer a crítica internacional mais exigente".

+ Mais notícias sobre vinhos de Portugal:
+ Preço de vinho do Porto deve diminuir

Série de TV chinesa vai explorar o enoturismo

+ Vinhos do Ribatejo mudam de nome
Região do Douro vai produzir Porto rosé

+ Grande meio dos vinhos portugueses

+ Portugal, muito mais que o País do Vinho do Porto

+ O néctar lusitano

+ Conexão Portugal
+ Madeira: o paraíso é aqui!


Assine Já

Assinatura
Clique e assine já!


Redação
Publicado em 27/07/2009, às 10h27 - Atualizado às 13h46


Mais Notícias