Revista ADEGA
Busca

07.Jul - Vinhos do Ribatejo mudam de nome

Vinhos do Ribatejo mudam de nome


Região do Ribatejo, em Portugal.
Os vinhos do Ribatejo vão passar a se chamar Tejo apenas. A nova denominação foi aprovada pelo ministro português da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva.

A escolha da marca Tejo baseou-se nos resultados de um estudo, que revelou ser positiva a ligação das regiões produtoras aos nomes dos rios que as atravessam, além de o Tejo ser um nome conhecido internacionalmente.

Os vinhos produzidos em Lisboa passarão, também, a ter uma nova denominação, apresentando o nome do distrito e deixando o nome Estremadura. A alteração busca valorizar o produto no mercado externo, também.

A produtora do vinho vai desenvolver uma campanha de divulgação e esclarecimento aos consumidores para promover os vinhos produzidos na região. Um dos principais objetivos é a promoção e a simplificação do processo burocrático que permite a certificação dos vinhos, atraindo assim novos produtores.

Embora tenha sido tomada por unanimidade em Agosto de 2008 em reunião do Conselho Geral da Comissão Vitivinícola Regional, a decisão de mudar de nome do vinho causou polêmica na região. Produtores locais dividiram-se quanto à sua eficácia.  

+ Mais notícias sobre vinhos de Portugal:

+ Grande meio dos vinhos portugueses

+ Portugal, muito mais que o País do Vinho do Porto

+ O néctar lusitano

+ Conexão Portugal
+ Madeira: o paraíso é aqui!

Redação
Publicado em 07/07/2009, às 09h03 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias