Vinho - 01.Fev - Produção

Vinhos e produtos de Jerez voltam a ter acréscimo em suas vendas

por Redação

Os produtos com denominação de origem Jerez- Xérès-Sherry, Manzanilla de Sanlúcar e Vinagre de Jerez, município da Espanha, aumentaram suas vendas em 2010, cerca de 1% a mais do que o ano anterior. Aparentemente em pequena escala, a venda volta a ter um acréscimo após dez anos em baixa.

O presidente do Conselho Regulador das Denominações de Origem, Antonio Fernández, tem considerado um bom fator, mas alerta que é preciso arrumar os desajustes existentes entre as vendas e a capacidade de produção de Marco de Jerez.

Luna Garcia
Vinhos espanhóis tem acréscimo em vendas

Em 2010, foram vendidos 50,9 milhões de litros de vinho, manzanilla e vinagre, mas a maior parte da produção corresponde a vinhos de Jerez, com 46,4 milhões de litros vendidos. No ano passado a produção aumentou cerca de 774.000 litros, dos quais cerca de 300.000 litros correspondem ao vinagre, cujas vendas subiram mais de 8%.

O balanço poderia ser melhor caso a exportação para o Reino Unido, tradicionalmente o maior consumidor dos vinhos da região, não obtivesse uma queda de 10%. Esta circunstância, juntamente com o crescimento de 1,4% que se tem registrado no mercado nacional, faz com que a Espanha passe a ser o primeiro país consumidor de vinhos amparados pela denominação de origem, com a compra de 12,7 milhões de litros.

A exportação teve um aumento de vendas de 0,8%, comparado a outros mercados tradicionais como os da Alemanha e Holanda. A Alemanha, aliás, teve um grande pico de vendas, com 13%. O crescimento é destacado também em outros mercados como na América (5%) e na Ásia (21%), embora o volume de vendas ainda não é suficiente para compensar as perdas que tem-se acumulado em países como o Reino Unido.

Mais notícias sobre o mundo do vinho...

+ Lloyd Webber Hong Kong chega perto de $6m vendidos

+ Koch estabelece acordo com Zachys e Chicago Wine Company

+ Tradicional, Concurso Mundial de Bruxelas será celebrado em Luxemburgo

+ À moda paulistana na SP Fashion Week!

+ Tradicional família francesa adquire o renomado grupo Taillevent

palavras chave

Notícias relacionadas