por Redação
Conforme um comunicado do Conselho Regulador da Rioja, que cuida do controle da produção dos vinhos, as vendas dos vinhos com denominação de origem aumentaram durante o ano de 2010 cerca de 13,5%, quando comparado ao ano anterior, chegando à marca de 267 milhões de litros.
Este resultado é extremamente positivo, já que é um recorde no comérico para mercados exteriores. A maioria das vendas de vinhos de Rioja tem sido 90% de vinho tinto, chegando à marca de 240 milhões de litros. Já os vinhos brancos chegaram a um volume de 14,5 mi de litros e os rosados a 12,5 milhões. O mercado principal para esta D.O continua sendo o espanhol, em que foram vendidos 68% do total dos vinhos.
Vendas de vinhos com denominação de origem chegaram a 13,5% |
O Conselho Regulador tem se destacado pelo esforço que tem realizado na difusão dos vinhos de Rioja em mercados estratégicos como Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, Suíça e México, países em que as exportações chegam a 80%.
Na maioria das vendas foram registradas porcentagens com crescimento importante, desde a Alemanha, segundo país importador de vinhos da Rioja, que obteve um aumento de 18%, até o México, onde o crescimento foi de 38%, graças a sua incorporação à campanha de promoção que é realizada com a ajuda dos fundos OCM (estrutura para mudança organizacional e cultural em uma empresa).
Outro destaque é o aumento de 29% nas vendas do terceiro mercado mais importante, o norte-americano, para onde foram destinados pelo Conselho Regulador quatro dos dez milhões de euros da campanha.
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