Vinho 22.Out - Exótica

Vinhos produzidos a partir da variedade Torrontés inflam as exportações argentinas

por Redação

Muito aromáticos, suaves e frescos, os vinhos produzidos a partir da variedade Torrontés estão se tornando os preferidos dos consumidores dos EUA, Canadá e dos países Asiáticos, o que resultou num aumento expressivo nas exportações argentinas desse tipo.

De janeiro a setembro de 2009, o volume exportado subiu 24,2% se comparado ao mesmo período de 2008. Esse número é gigante se levarmos em conta o crescimento de outras variedades, como a Chardonnay, que mesmo sendo a primeira em volume exportado, cresceu apenas 2,1% no último ano.

Essa alta se deu, entre outras razões, ao posicionamento do mercado mundial em relação a tal variedade, que passou a ser vista como a mais emblemática da Argentina, atrás apenas da Malbec, segundo a opinião do enólogo Rafael Pérez, presidente da Escola de Degustadores de San Juan.

"A Torrontés está sendo considerada a segunda variedade mais forte da Argentina, já que é vista como um tipo exótico, e seu nível de aceitação é alto. Trata-se de uma variedade bem diferente da espanhola, que se adapta bem a qualquer zona, o que lhe dá grande potencial", explicou Pérez.

Agora, as exportações dessa variedade estão se definindo como uma tendência: "Cada vez que contatamos uma importadora, primeiro nos perguntam sobre a Malbec e depois pela Torrontés, sobretudo nos EUA e na Ásia, onde o vinho branco é mais aceito", finalizou o enólogo.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Um legítimo Bordeaux para Eric Cantona!

+ Devido a mudanças no clima, novas variedades serão plantadas na Austrália

+ O Melhor Vinho do dia: Harmonizando arte e vinho na Argentina!

+ "Rainha" do tênis francês se diz apaixonada por vinhos

+ Safra da D.O. de Ribeiro terá 10,5 milhões de quilos de uva

palavras chave

Notícias relacionadas