Vinho - 13.Mai - Produção de ponta

Vinícola brasileira é pioneira na implantação de sistema de rastreabilidade no país

por Redação

Divulgação
Leandro Santini e Gustavo Ravanello
A vinícola brasileira Perini é a primeira a implantar a rastreabilidade completa de seus vinhos. Esse sistema de Tecnologia de Informação garante um acompanhamento de todas as etapas de produção, desde a videira até a distribuição nos mercados.

Segundo Benildo Perini, em entrevista ao Portal Logweb,  "a rastreabilidade completa dos nossos produtos traz tranquilidade e segurança para o consumidor", além de essa tecnologia oferecer "total controle sobre a produção, o que nos permite gerenciar melhor os custos e processos produtivos. O resultado direto para o consumidor é mais qualidade em todos os rótulos".

O software, apesar de ter sido implantado em 2009, foi em 2010 que ele foi utilizado - e em conjunto com o antigo, que era manual. A safra de 2011, por sua vez, conta exclusivamente com esse sistema.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Datasul, o gerente de TI da Perini Gustavo Ravanello e o enólogo Leandro Santini. De acordo com ele, "a rastreabilidade confere transparência à vinícola e oportuniza uma melhora diária na elaboração de vinhos, espumantes e suco de uva. Para o consumidor, o lote do vinho passa a ser muito mais do que um número na embalagem. É uma garantia do que vai para a garrafa. Ali está a identidade do vinho que agora passa a ser registrada de forma muito mais detalhada e precisa", diz Santini.

O enólogo Mário Geisse diz que "tudo passa a ser controlado por um sistema inteligente e ágil, munindo os enólogos de muitas informações, e eles passam a trabalhar em cima dos erros e acertos detectados".

A rastreabilidade mostra a origem da uva, de qual vinhedo ela veio, os adubos e tratamentos fitossanitários recebidos durante o seu cultivo, todos os passos do processo de vinificação e industrialização das uvas, as trocas de tanques, a mistura de variedades, o tempo de amadurecimento em tanques de inox ou em barricas de carvalho, a rotulagem e o encaminhamento para os pontos de venda.

TVADEGA.com - Confira uma entrevista com o enólogo chileno Mario Geisse!

Mais notícias sobre vinhos...

+ 11ª edição da Spain Gourmet Fair, em Tóquio, abre inscrições

+ Vinícola inglesa utilizará sistema sustentável de irrigação

+ Vinho com menor teor alcoólico é cada vez mais procurado

+ Indústria de vinho tem perspectivas promissoras

+ Vinhos cabo-verdianos serão exportados a Portugal e EUA

palavras chave

Notícias relacionadas