Vinícola californiana envelhece vinhos em alto mar

por Redação

Uma vinícola de Napa Valley está envelhecendo um lote de seus vinhos num lugar onde nenhuma outra garrafa norte-americana havia estado: no fundo do oceano.

Neste ano, a Mira Winery decidiu fazer um experimento para tentar entender como o oceano afeta o envelhecimento dos vinhos e irá depositar, na costa de Charleston, na Carolina do Sul, quatro caixas de seu vinho Cabernet Sauvignon da safra de 2009.

"Essa ideia surgiu quando nós lemos que algumas vinícolas europeias estavam fazendo testes no oceano tanto em envelhecimento de vinhos quanto em armazenamento, e achamos interessante", contou Jim Dyke, presidente da vinícola.

Nesse primeiro momento, os vinhos ficarão no fundo do mar por três meses, mas Dyke afirma que nos próximos anos o período pode ser maior. "Nós queremos estabelecer um processo e deixá-los, talvez, em maior quantidade e num período de tempo mais largo".

Para a experiência, os produtores fabricaram uma caixa de vinho especial, que leva em conta quatro fatores - idade, peso, pressão e temperatura - e que proporciona às garrafas condições para que a água do oceano possa envolver todas elas. Depois que for retirado do oceano, o vinho passará por testes químicos e degustações para verificar se o envelhecimento como previsto.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinho tinto e chá verde podem prevenir Alzheimer

+Barbearia portuguesa cria tradição em torno do vinho

+ Almaviva celebra sua 15ª safra em evento no Brasil

+Loja italiana comercializa vinhos com imagens de ditadores

+Maximilian Riedel é nomeado presidente da Riedel Crystal

palavras chave

Notícias relacionadas