Vinho - 05.Abr - História

Vinícola italiana quer reproduzir o "vinho de César"

por Redação

A vinícola Planeta, na Sicília
Qual o vinho de Júlio César? O que bebia o famigerado imperador? A vinícola siciliana Planeta, das mais conceituadas na Itália, promete levar ao mercado o que pode ter sido a bebida favorita do mais lembrado imperador de Roma.

O vinho virá da pequena região de Mamertino, ao nordeste da ilha que a Planeta alugou recentemente.

No dias em que império do Láscio cobria as terras da Europa e da Ásia, Mamertino carregava a reputação de produzir um dos melhores vinhos de então, um tinto encomendado por César para suas longas noitadas.  

A vinícola atualmente colabora com o professor de viticultura da Universidade de Milão, Attilio Scienza, em um projeto de pesquisa cujo objetivo é encontrar uma variedade de uva extinta para misturar com as uvas Nocera e, assim, produzir novamente o Mamertino.

"Se tudo correr bem, vamos plantar 7 hectares de vinhedos no próximo inverno, planejando nossa primeira safra para 2015", declarou a viticultora Francesca Planeta. Assim, tudo acontecendo como esperam os produtores, a Planeta deverá construir uma vinícola menor e produzir cerca de 30 mil garrafas por ano.

"É claro que não podemos produzir exatamente o mesmo vinho que Julius Caesar bebia, porque utilizamos uma metodologia moderna", reconhece ela. "Mas será o mais similar possível a esse tinto, mas não oxigenado".

Em sua edição de número 53, que chega às bancas neste mês de abril, Adega publicará entrevista com dono da vinícola italiana, Alessio Planeta.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Linha de vinhos da Hello Kitty divide opiniões nos EUA
+ O Melhor Vinho do Dia: Uma homenagem à arte francesa!

+ Consumo mundial de vinho cai e Brasil é uma das poucas exceções
+ Wine Spectator destaca a importância da região do Douro
+ La Rioja cria projeto internacional de divulgação do "vinho e saúde"

palavras chave

Notícias relacionadas