Vinho - 18.Out - Produção natural

Vinícola italiana utiliza feng shui para produzir vinhos

por Redação

Vinícola situada entre o topo do morro e o fundo do vale: local com muita energia
Entre as colinas da Toscana, na Itália, uma vinícola utiliza a antiga arte chinesa do feng shui para produzir seus vinhos.

Solene e Dominique Genot dirigem a propriedade da Cairossa, localizada na aldeia de Riparbella, em uma região chamada Val di Cecina, próxima ao Mar Mediterrâneo. O local não foi escolhido a toa: "a adega está situada em um lugar com muita energia, entre o topo do morro e o fundo do vale", explica Solene. Até mesmo as cores do edifício não foram selecionadas aleatoriamente: "vermelho por fora e amarelo por dentro. São as cores da natureza que representam a terra e o sol", conta.

O objetivo era criar uma vinícola que seguisse os princípios do feng shui. Utilizando a antiga arte chinesa, o casal Genot acredita "manter um vínculo com a natureza". Na produção de vinhos em Cairossa não são utilizados produtos químicos, nem mesmo herbicidas. Os métodos de trabalho são todos manuais. "Queríamos fazer o vinho mais natural possível", explica Dominique.

As vinhas da propriedade se estendem por 16 hectares de terra e a produção anual é de aproximadamente 70 mil garrafas. 70% vai direto para exportação. "Queríamos um vinho que fosse a expressão do terroir. Acredito que esse pode ser o futuro das adegas independentes, pois as grandes empresas que cobrem centenas de hectares ainda têm dificuldade para fazer algo assim", conclui o enólogo.  

ESPECIAL: Itália de Norte a Sul - Nesta edição passearemos por duas importantes regiões vinícolas italianas: ao sul, a Sicília; e, ao norte, o Friuli. Maior ilha do Mediterrâneo, com 25 mil km2, a Sicília é, depois do Veneto, a maior região produtora de vinhos do país, com mais de 700 milhões de litros ao ano.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

Vinicultores do Napa Valley cultivam abóboras para Halloween

+ Italiano é nomeado o melhor sommelier do mundo

+Resgate de mineiros aumenta procura por vinhos chilenos na Inglaterra
+ Morre Marcel Lapierre, um dos pioneiros na produção de vinhos naturais na França

+ Estrela do pop, Chris de Burgh irá vender parte de sua coleção de vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas