Vinho - 04.Out - Tecnologia

Vinícolas adotam código QR em rótulos de vinho

por Redação

É difícil julgar um vinho pelo seu rótulo, mas é assim que muitas pessoas compram suas garrafas. Claro, elas dão uma olhada no rótulo posterior, mas as vinícolas não conseguem apertar, naquele espaço, todas as informações úteis. Graças à tecnologia, contudo, as vinícolas têm uma nova opção: os códigos QR ((abreviação de Quick Response).

Divulgação
Exemplo de código QR
Um número crescente de produtores está adotando os códigos QR, em que os consumidores podem escaneá-lo (com um smartphone) e encontrar links com informações sobre o que está contido na garrafa.

Essa é uma tentativa de se conectar com uma nova geração de bebedores de vinho, e produtores dos EUA estão usando o código para separar as suas marcas da embalagem. Produtores que exportam para os Estados Unidos também estão adotando tal código.

Para os consumidores, o benefício dessa nova tecnologia é ter mais subsídios para tomar uma decisão na hora de comprar um vinho. Ou eles podem aprender mais sobre o vinho já comprado. Alguns são mais complexos e relacionam conteúdos como vídeos e sugestões de harmonização.

"Eu acho que há muito espaço para fazê-los de boa qualidade [e] educacionais, e tentar tornar as pessoas engajadas", disse Rollin Soles, vinicultor na Argyle, nos EUA.

Os códigos QR foram originalmente desenvolvidos para a Toyota, como um meio de rastrear peças de automóveis durante o processo de montagem. Mas eles têm aparecido em revistas, propagandas e em uma variedade de produtos.

Diversos aplicativos em smartphones podem escanear o código, usando a câmera do celular, e depois traduzir o desenho em um endereço na web.

MAIS TECNOLOGIA: Argentina adota código a laser para verificar autenticidade do vinho

Mais notícias sobre vinhos...

+ Festival da Lua em Bordeaux aproxima e surpreende asiáticos

+ A banda de heavy metal Motörhead lança seu próprio vinho

+ Espanha e Portugal começam colheita depois de "um ano difícil"

+ Vinicultores de Bordeaux participam de maratona em Nova York

+ Leilão que incluía vinhos raros da vinícola de Coppola arrecada 1,9 milhões de dólares

palavras chave

Notícias relacionadas