Produtores buscam solução para um problema que tende a agravar com as mudanças climáticas
por Paula Daidone
As formigas estão aterrorizando os viticultores de Mendoza, na Argentina. Os insetos já são considerados uma nova praga na região. Em questão de segundos, devoram todas as partes verdes das videiras: folhas e brotos, prejudicando a fotossíntese e, consequentemente, o amadurecimento das bagas.
Há indícios de que esse problema irá se agravar, com as mudanças climáticas, as formigas prosperam em condições secas, e com o aumento de vinhedos orgânicos. Os esforços para melhorar a biodiversidade agrícola e reduzir o uso de pesticidas tornam o combate mais difícil. Não há produto orgânico eficiente que combata-as, é necessário remover os formigueiros à mão e, mesmo fazendo isso corretamente, cerca de 5% da produção é comprometida.
Certas espécies podem levar a uma redução drástica do rendimento na agricultura local. Mesmo os viticultores que pulverizam pesticidas liberalmente, não conseguem se livrar dos insetos. Por isso, produtores mendocinos estão travando uma batalha para encontrar uma solução duradoura para sanar o problema e procurando na própria natureza uma forma de minimizar os impactos. Atualmente, 28 espécies de formigas residem na região de Mendoza.