Vinho - 26.Ago - Ecologicamente corretas

Vinícolas orgânicas se unem pelo meio ambiente na Nova Zelândia

por Redação

No que parece ser uma tendência em alta na viticultura do século XXI, cinco vinícolas da região de Marlborough, na Nova Zelândia, se uniram pelo verde.

Com o um lema de "comprometimento a uma produção de vinhos orgânicos de qualidade pela saúde da terra e daqueles que nela moram", as empresas formaram o grupo MANA - Marlborough Natural Winegrowers (Viticultores Naturais de Marlborough).

Segundo MJ Loza, proprietário de uma vinícola da região e membro do grupo, não é apenas uma questão de mudar de práticas, mas mudar de filosofias. "Em vez de utilizar pesticidas e herbicidas para o tratamento de problemas com as vinhas e com os frutos, podemos mantê-los saudáveis o suficiente para evitar que esses problemas apareçam. Não é diferente de uma pessoa que prefere comer bem e fazer exercícios a ficar doente e ter que tomar remédios", explicou.

A maioria das vinícolas do MANA possuem Certificação Orgânica, comprovando que cultivam e tratam suas uvas de maneira natural. Aquelas que ainda não possuem, estabeleceram um firme compromisso de conseguirem o certificado até 2015.

"Esta é uma grande iniciativa e um diferencial, em um momento em que o mercado está saturado com vinhos de natureza homogênea", opinou o crítico de vinhos neozelandês Jayson Bryant.

Para conhecer mais sobre o MANA, clique aqui. O conteúdo do site é em inglês, mas vale a pena conferir.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Comprador gasta 190 mil reais em vinhos em aeroporto de Dubai

+Arnold Schwarzenegger proclama Mês do Vinho na Califórnia

+Com excelentes previsões, colheita 2010 começa em Ontário

+ Resveratrol pode auxiliar na regeneração do coração, diz estudo

+ Mineradores soterrados no Chile pedem vinho para comemorar bicentenário da independência

palavras chave

Notícias relacionadas