Revista ADEGA
Busca

06.mar - Pisa de 11 mil quilos de uvas

Vinicultor de São Bernardo promoverá a pisa de 11 mil quilos de uva


Muitos não sabem, mas a cidade de São Bernardo conta hoje com 70 vinicultores que comercializam seus produtos na região. Um deles irá, inclusive, promover a tradicional Pisa da Uva, que será realizada hoje, a partir das 19 horas.

Quinze homens descalços irão amassar 11 mil quilos da uva Isabel, que serão utilizados na produção de cerca de nove mil litros de vinho tinto. Todo esse processo, que é feito uma única vez por ano, acontecerá na casa do produtor Manuel Rodrigues de Almeida.

Hoje, poucos são os produtores que fazem uso da pisa, método milenar. O ritual é feito em um tanque chamado de lagar e tudo começa com a lavagem dos pés. Outro dado curioso é que, para garantir a eficiência do trabalho, a pisa deve ser feita de maneira sincronizada.

Para que o processo seja facilitado, primeiramente a fruta é passada por um moedor. Nessa etapa o bago não pode ser totalmente amassado, para que não se quebre a semente e nem o talo. "Durante a pisa, a pele da uva precisa ser bem diluída para extrair mais facilmente todas as substâncias durante a fermentação e, assim, garantir a qualidade do produto", afirma Almeida.

Local: Catedral do Vinho

Endereço: Rua Eugênia Sá Vitale, 730 (alt. nº 3000 da Av. do Taboão)

Bairro Taboão - São Bernardo do Campo

Tel.: 4361-1753 / 4178-4402 - Manuel de Almeida

Leia mais sobre a pisa:

+ A Pisa e o Lagar 

Redação
Publicado em 06/03/2009, às 10h44 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias