Vinho - 21.Set - Safra 2011

Vinicultores de Bordeaux alegram-se com safra de menor qualidade

por Redação

A esse ponto da safra 2011, alguns vinicultores de Bordeaux estão expressando certo alívio por eles não terem produzido outra safra excelente esse ano.

OMelhorVinho.com.br - Deguste um inigualável tinto de Bordeaux!

Divulgação
Não é uma opinião universal - Paul Pontallier do Chateau Margaux disse que as uvas que ele colheu até agora estão até agora "excelente" - mas alguns disseram estar felizes ao anunciar uma safra boa, mas menos que "estelar".

"Depois de 2009 e 2010, 2011 nos trás de volta à realidade", disse David Pernet, da Sovivins. "O espaço entre o primeiro e o segundo vinho será provavelmente significante, mas os melhores vinhos desse ano estão em algum lugar entre 1996 e 2006 [em qualidade]".

Um proprietário de um renomado chateau da margem esquerda disse ao site Decanter.com, "Nós precisamos de uma safra ordinária esse ano. O mercado não suportaria outra safra ótima",

Ele ainda disse que era muito provável que as principais propriedades reduziriam os seus preços - "em 20% ou mais".

Pernet, que trabalha com propriedades por toda Bordeaux, incluindo Chateau Seguin e Pape Clement em Pessac Leognan, e Clos l'Eglise em Pomerol, disse em uma reportagem que com um tempo tão variável, "haverá diversos estilos de vinho na região. Certos setores foram afetados pelas chuvas de granizo, outros pela seca da primavera, ou a onde de calo ao final de junho".

Mais recentemente, a umidade em setembro aumentou o risco de apodrecimento. "Mas apesar disso, outros fatores indicam uma safra de qualidade: floração antecipada, (...) boas condições climáticas, foram anunciadas para a segunda metade da colheita".

Essa qualidade será ampliada por uma triagem rigorosa na vinícola. Muitos chateaux irão "escoar o excesso de suco nas adegas para aumentar a concentração", disse Pernet;

O consultor Eric Boiassenot disse ao Decanter.com: "Esse tem sido ano de trabalho intenso, e os melhores vinhos estarão sujeitos a uma seleção vigorosa na vinícola".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Especialistas em espumantes ministraram palestras em simpósio

+ Consumidores ainda têm suas dúvidas quanto a vinhos de baixo teor alcoólico

Marca de vinho da Nova Zelândia patrocina Copa do Mundo de Rugby

60% das vinícolas da Argentina estão nas redes socias

Exportações de vinho na França crescem 12%

palavras chave

Notícias relacionadas