Revista ADEGA
Busca

28.Ago - Briga

Vinicultores do Canadá reclamam da mistura de vinhos


Há muito tempo os produtores de vinho importam vinhos a granel (as escolhas populares são Chile e Argentina), os engarrafam e chamam de canadenses. A lei em Ontário, província do leste do Canadá, exige que pelo menos 30% do conteúdo do vinho seja nacional, enquanto outra lei, em Columbia Britânica não estipula nenhuma porcentagem.

Mas os vinicultores de Ontário estão pedindo o fim dessas leis, argumentando que a prática mancha a reputação nacional. Além disso, com a importação de vinhos a granel, muitos produtores de uvas não estão conseguindo vender parte da safra, que acaba apodrecendo.

"Quando temos adegas literalmente deixando para trás as uvas nacionais para importar o suco de outros países, é claro que temos um problema" desabafou Jim Warren, presidente da Associação dos Vinicultores de Ontário. Vinicultores canadenses estão planejando um protesto em frente a algumas lojas e já falam até em boicote.

A prática de mistura de vinhos importados com os nacionais é antiga. Em 1980, quando a indústria canadense ainda era pequena, o governo deu aos produtores permissão para importar, enquanto castas diferentes de uvas eram plantadas e testadas no país. Essa prática continuou com o passar do tempo por diferentes razões, principalmente devido à faltas ocasionais no fornecimento por causa do mau tempo.

Atualmente a área de vinhedos aumentou consideravelmente. As uvas nacionais estão sendo colhidas com ótima qualidade, o que faz os consumidores adotarem esses vinhos como nunca havia ocorrido antes.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Centro de pesquisa de vinícolas é inaugurado em Portland

+ Preferência por um ou outro vinho pode revelar a personalidade do consumidor

+ Bancos na Itália aceitam vinho como garantia para empréstimos

+ O Melhor Vinho do dia: Um brinde aos professores deste Brasil!

+ Receita rejeita a idéia de selo de IPI nas garrafas de vinho

Redação
Publicado em 28/08/2009, às 15h07 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias