Vinho - 18.Jun - Mudanças

Vinicultores do Vale do Loire querem unificar rótulos

por Redação

Os produtores de vinho tinto do Vale do Loire, região central da França, estão considerando a possibilidade de mudar o rótulo de seus vinhos. A ideia dos vinicultores franceses é retirar o "Cabernet Franc" do rótulo das bebidas vendidas para o mercado anglo-saxão.

Alguns produtores das regiões de Anjour, Saumur, Chinon e Bourgueil se reuniram com o consultor britânico Robin Kinahan em um recente encontro em Saumur. Eles manifestaram a ideia de criar um logotipo comum para todos os vinhos do Vale, "Loire Cabernet Franc".

Desde que os vinhos da região de Cahors mudaram seus rótulos e destacaram o nome da uva Malbec, as vendas para o Reino Unido cresceram rapidamente.

"No geral, o britânico não conhece muito sobre o mundo dos vinhos", disse o consultor. "O consumidor inglês vai economizar em média 8 segundos para escolher a garrafa. O critério menos importante para eles é a origem do vinho. As duas coisas que eles levam mais em conta é a variedade da uva e o preço", explicou.

Apesar da ideia ter atraído alguns produtores, ela não é uma unanimidade nas vinícolas. Para alguns vinicultores, o que deve ser destacado no rótulo do vinho é o lugar onde ele foi produzido e não a uva. Atualmente, 95% dos tintos Cabernet Franc da região do Vale do Loire, são vendidos para o mercado francês.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ "Balde de champanhe" do século XVIII será leiloado por 2,8 milhões de dólares

+ Lenda do golfe feminino, Annika Sorestam, lança vinho branco

+ Campanha mostra benefícios no uso do azeite espanhol

+ Vinho servido na posse de Obama será degustado em evento
+ Ao lado de Jennifer Aniston, Courteney Cox comemora aniversário em noite regada a vinho

palavras chave

Notícias relacionadas