Vinho - 30.Jul - Expectativa

Vinicultores franceses aguardam colheita de 2010

por Redação

La Vendimia de Francisco Goya
Com agosto chegando, as regiões vinícolas francesas já estão começando a avaliar o potencial de suas colheitas.

Em Bordeaux, o mês de junho foi o mais quente dos últimos 35 anos e as duas primeiras semanas do mês seguinte tiveram as temperaturas mais elevadas já registradas desde 1921. Os produtores estão preocupados que esta colheita possa ser uma repetição do terrível ano de 2003.

O calor tem sido dosado com boas quantidades de chuva, no entanto. Especialmente após o florescimento, em maio. Para Veronique Sanders, do Château Haut Bailly, por enquanto tudo está ocorrendo bem. "As vinhas estão magníficas e a colheita parece ser abundante", disse ela.

Os vinicultores da Alsácia esperam uma "colheita clássica", com algumas ameaças de mofo por causa das chuvas recentes. "Nós tivemos uma floração difícil que nos atrasou cerca de três semanas", disse Thierry Fritsch, da União de Vinhos da Alsácia. No entanto, segundo o enólogo, o tempo bom durante o mês de julho acelerou o processo, de modo que os vinicultores estão esperando uma colheita normal, feita a partir de meados de setembro.

Em Borgonha, a vinícola Clos de Tart disse estar passando por momentos difíceis. De acordo com o enólogo Sylvain Pitiot, o frio e da chuva a safra atrasaram a colheita em, pelo menos, duas semanas. No entanto, da mesma forma que na Alsácia, o mês de julho ajudou a acelerar o processo. "Acredito que a maioria das vinhas de toda a Borgonha, 2010 tenha sua colheita no tempo certo ou talvez um pouco mais tarde", disse ele.

ESPECIAL:Há algo de podre no reino de Sauternes - O famoso vinho de uvas botritizadas do Château d'Yquem encanta o mundo

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Morre um dos pioneiros da indústria vitivinícola sul-africana

+ Bill Clinton celebrará casamento de sua filha em vinícola de Nova York

+ Casa de champanhe francesa comemora 250 anos

Empresa norte-americana cria taça de vinho gigante

+ Evento no Rio de Janeiro une medicina e vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas