Vinho - 11.Ago - Boas previsões

Vinicultores italianos estão otimistas com produção de 2010

por Redação

Produção deverá ficar em torno dos 46 milhões de hectolitros
Os vinicultores e viticultores da Itália estão esperando uma boa colheita para o outono. Segundo uma análise feita nas regiões vitivinícolas do país, áreas como Piemonte e Trentino terão uma safra excelente.

A estimativa é de que a produção italiana este ano fique mais ou menos em torno do alcançado em 2009, algo por volta dos 46 milhões de hectolitros de vinho. Os produtores, no entanto, prevêem um aumento de 4,3% nas regiões ao norte e de 0,3% ao sul.

"2010 será um bom ano, tanto em termos de qualidade, quanto de quantidade", disse a organização agrícola italiana, Confagricoltura. Embora alterações climáticas ainda possam afetar as culturas, as condições de temperatura e os sinais das vinhas até então estão permitindo que os produtores fiquem otimistas.

De acordo com a análise feita, as melhores colheitas provavelmente ocorrerão em Piemonte, Úmbria e Trentino. A região central da Toscana, famosa pelo tinto Chianti, segundo a previsão terá uma safra "de boa a excelente", assim como algumas áreas ao sul, como Apúlia e Sicília.

ESPECIAL:Diário da colheita 2010 - Foram meses preocupantes, cheios de incertezas e algumas boas surpresas. Mas a colheita 2010 no Brasil mostra que alguns vinhateiros já estão prontos para enfrentar os revezes da natureza

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinícola da Califórnia lança campanha contra rolhas de cortiça

+ Comerciantes questionam sistema de distribuição dos vinhos Bordeaux

+ Enólogo espanhol multiplica naturalmente antioxidante benéfico para saúde

+ Champanhe encontrado em navio naufragado não é Veuve Clicquot
+ Nova Zelândia busca foco em qualidade para combater recessão

palavras chave

Notícias relacionadas