Vinho - 14.Ago

Viticultores de Borgonha enfrentam temporada dificil

por Redação

Os produtores de vinho de Borgonha estão enfrentando uma temporada complicada: enfrentaram a terceira geada em dois meses, que desta vez destruiu parte dos vinhedos em Côte de Beaune. "Está sendo difícil, realmente difícil. Ninguém com quem eu falei se lembra de ter sido assim alguma vez", contou Alex Gambal, um produtor da região.

divulgação

A última de uma série de tempestades afetou os vinhedos em Chassagne-Montrachet, Puligny-Montrachet, Meursault e parte de Hautes Côte de Beaune. O lado sul dos vinhedos teve cerca de 50% das uvas perdidas.

Para piorar a situação, uma parte dos viticultores já retirou as folhas para promover a circulação de ar e combater a propagação de mofo. Isso deixa os cachos de uva mais expostos e suscetiveis aos danos causados pela geada.

A  luta contra o mofo tem exigido mais tratamentos do que o habitual, mas o clima úmido torna dificil levar o maquinário para os vinhedos. Os produtores têm recorrido a pulverização, realizada com depósitos que ficam nas costas dos trabalhadores. "O custo do trabalho esse ano já saiu pelo telhado", reclama Gambal. Ele calcula que seu volume de produção tenha caido pela metade. "Pode ser que a qualidade seja boa, o problema é que não temos uvas".

palavras chave

Notícias relacionadas