Vinho - 14.Set - Manifestação

Viticultores de Rioja protestam contra preços da uva e do vinho

por Redação

Às vésperas da colheita, viticultores protestam contra salários abaixo do custo
Vindos de toda a região da Denominação de Origem Qualificada de Rioja, viticultores se reuniram em uma manifestação neste sábado (11) para exigir preços justos para as uvas e os vinhos que produzem.

Às vésperas da colheita de Rioja, a mobilização ocorreu por uma incerteza em relação aos preços da nova safra. Os produtores temem que a campanha 2010 seja igual a dos últimos dois anos, em que muitas adegas não cumpriram acordos e pagaram um valor muito abaixo do custo a seus funcionários, devido à queda do preço da uva e do vinho da região.

Os manifestantes ressaltaram que não estão dispostos a enfrentar uma nova produção com preços que não superem a média de 45 cêntimos por quilo, como aconteceu em 2009.

Os viticultores destacaram que, segundo os últimos dados do Conselho Regulador de Rioja, as vendas de uvas e vinhos estão se recuperando. No entanto, desde 2008 eles estão lidando com perdas acumuladas. Também reivindicaram a transparência no mercado da região, de maneira que se estabeleçam contatos homologados que permitam conhecer os preços das vendas da uva e os prazos de pagamento.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Produto permite que novas mães consumam vinho despreocupadas

+ Dieta do Mediterrâneo pode se tornar patrimônio da UNESCO

+ Viticultura orgânica está cada vez mais popular na França

+ Especialistas se reúnem para degustar produção de castas raras na França

+ Bodega Castejón da Espanha abre centro de operações na China

palavras chave

Notícias relacionadas