• APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
Assine
Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA
  • APRENDER
  • CURIOSIDADES
  • PERFIL
  • SABOR
  • MERCADO
  • REVISTA
  • CLUBE
  • Vitrine de vinho

    Acontece em São Paulo, a décima edição do Expovinis Brasil, o maior salão internacional de vinho da América Latina, que traz lançamentos, novidades e vinhos a perder de vista.

    por Tatiana Fraga

    Entre os dias 2 e 4 de maio, enófilos, enólogos, sommeliers, profissionais e apreciadores de vinho estarão reunidos durante o Expovinis Brasil 2006 que, a cada ano, surpreende com sabores e aromas do Novo e Velho Mundo.

    De acordo com Domingo Meirelles, diretor de marketing da Exponor Brasil, empresa responsável pela organização do Expovinis Brasil, "o Expovinis surge como uma ótima oportunidade para a realização de novos negócios e isso é bom para quem produz, distribui e consome. Em virtude das mudanças ocorridas no mercado de vinhos, como, por exemplo, a abertura do Brasil às importações, o setor vem adquirindo grande importância, o que pode ser percebido durante a feira".

    Sobre as novidades que aguardam os visitantes, Domingo Meirelles diz que "a edição deste ano será maior e melhor que a anterior. O número de expositores cresceu e mais uma vez estarão presentes marcas de todo o mundo, fato que traduz não só a enorme abertura do mercado brasileiro, como a enorme expectativa que o mundo inteiro tem no desenvolvimento deste mercado". E completa: "contaremos com a presença do Stephen Brook, editor da revista inglesa Decanter e regional chairman da Decanter World Wine Awards, que vai comandar algumas degustações, entre as quais posso destacar uma de Tops da Borgonha e uma degustação comemorativa dos 250 anos da região do vinho do Porto".

    Expositores
    Entre as muitas novidades apresentadas na feira, centenas de expositores apresentarão seu portfolio de vinhos e os lançamentos no mercado. Confira alguns:


    ART DES CAVES
    A Art des Caves leva para a feira seu portfolio completo de adegas climatizadas, entre elas, a recém-lançada Adega Basique 40, com capacidade para 40 garrafas (20 Bordeaux e 20 Borgonha). A Basique 40 tem excelente relação custo-benefício: R$ 1.890,00 - a vista ou em 6X sem juros, na Expovinis.

    BEST WIINE
    A Best Wine é especializada em importação de vinhos do Novo Mundo, com os lançamentos para a Expovinis:
    ● Chile: In Situ; In Situ Gran Reserva Cabernet Sauvignon; Laguna del Inca.
    ● Argentina: Eral Bravo; Urano Malbec e Urano Cabernet Sauvignon; Eral Bravo Malbec.
    ● Austrália: Rutherglen Estates Muscat
    ● México: Best Wine Spirits - Tequila

    BH EXPORT INTERNATIONAL BUSINESS Apresentará da Espanha os vinhos Joven Capel, um branco frisante produzido com uvas Xarello e Macabeio; Baron de Senac, produzido totalmente com a uva Airen; Baron de Senac; Tio de La Bota Clássico, resultado do casamento de duas variedades de uvas locais, a Tempranillo e a Gamacha; vermute Reserva Miro, produzidos com uvas Gamacha e Macabeo; e o vinho de Licor Old Bambola, vinho de sobremesa.

    CASA VENETO
    A Casa Veneto apresenta os vinhos Mayol Syrah e Mayol Malbec, ambos de 2003, e os Viña del Maule - Reservas - Cabernet Sauvignon 2001 e Viña del Maule - Reserva - Merlot 2004.

    CA' VENDRAMIN
    Ca' Vendramin é uma empresa que fundada pela família Tombacco, situada na área nobre dos vinhos do Veneto e particularmente na área do prosecco. Além do Prosecco, apresentará também outros vinhos da região do Veneto como o Cabernet, o Merlot, o Refosco, o Chardonnay e o Pinot Grigio.

    DECANTER
    A Decanter apresentará Villa Russiz, do Friuli - região consagrada como origem de elegantes e aromáticos vinhos brancos.

    GRAND VIN
    A Grand Vin apresenta os vinhos Château Pibarnon Rouge, Château Pibarnon Rose e Château Pibarnon Blanc.

    INTERFOOD
    A Interfood Importação celebra, durante a feira, a parceria exclusiva com uma das mais tradicionais vinícolas da região de Bordeaux, a Calvet, atuante vinícola francesa, com três séculos de experiência na produção de vinhos. A primeira e mais importante família que começa a chegar ao país é a recém lançada Calvet Bordeaux Conversation. Também apresentará a linha Premium Varietal de Santa Helena, composta por cinco tintos e dois brancos: Carmenère, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Malbec, Merlot, Sauvignon Blanc e Shiraz, todos envelhecidos por oito meses em barris de carvalho.

    LA CASA DI BACCO
    Com muitos lançamentos na feira, entre eles, L'Andrea 2004, destaca-se um vinho tinto super toscano DOC, da produtora Umbra Castello Montevibiano Vecchio. Também do mesmo produtor será lançado o vinho Colli Perugini Rosso DOC 2004. Outros lançamentos são os vinhos da produtora La Torre Sicilia srl: Donna Vanna Nero d'Avola 2004, Donna Vanna Syrah 2004 e o rosé doce Zibibbo 2004. Também o tinto IGT Pupà Pepu 2001, produzido pelo sr. Roberto Bellini. Da produtora Podere Brizio, será apresentado o vinho Brunello di Montalcino 1999.

    #Q#

    LA VIGNE
    Além de apresentar seu mix de produtos da África do Sul, Argentina, França e Chile a La Vigne traz como novidade uma da marca tradicional do mercado de champanhe: Pommery, precursora do champanhe Brut em 1874.

    MIOLO

    Miolo Wine Group apresenta sua linha completa na Expovinis. O destaque será o lançamento dos vinhos tintos da linha Fortaleza do Seival Tannat e Tempranillo safra 2005 e os brancos Pinot Griggio e Chardonnay safra 2006.

    A Vinícola Miolo lançará os primeiros vinhos da safra 2005, considerada uma das melhores dos últimos tempos. Serão apresentados o Fortaleza do Seival Tannat e o Fortaleza do Seival Tempranillo. Os visitantes poderão conhecer, ainda, os vinhos brancos Pinot Griggio e Chardonnay da safra 2006, além do Miolo Gamay 2006, com lançamento na Páscoa.

    A empresa também apresentará produtos de uma parceria que será anunciada em abril com uma empresa espanhola. A Miolo aproveitará a Expovinis para apresentar aos visitantes e clientes o seu novo conceito representado pelo nome Miolo Wine Group.

    MARIMPEX
    A importadora, especializada em produtos orgânicos, traz novidades da cantina italiana Perlage, como as novas marcas 7Nardi e Dino Nardi. Serão apresentados

    exclusivamente no Expovinis Brasil 2006: Dino Nardi; Ravel - Terre di Chieiti IGT; Spumante Prosecco IGT; 7NARDI Vinho Branco Tiziano DOC; Vinho tinto Colli del Giano -DOC.

    PREMIUM WINES
    Como novidade oferecem um Tempranillo da Trinity Hill, da região de Hawkes Bay, um Riesling de colheita tardia e um novo Sauvignon Blanc (Winemaker's Selection), ambos da Hunter's. Também a Casa Rivas (Maipo, Chile), com o Gran Reserva Carménère. Da França, a novidade é o Chablis de Gilbert Picq, o Pouilly-Fumé e o Sancerre da Fournier, além de um Syrah e um Mourvèdre, o Bolida, do Château d'Or et de Gueules. Do Uruguai, vem o Rio Colorado do produtor Reinaldo De Lucca.

    #Q#

    PERNOD RICARD BRASIL
    A Pernod Ricard Brasil, pela primeira vez na Expovinis e já com o maior estande da feira, é a terceira maior empresa de vinhos do mundo (atrás somente da californiana Constellation e da Southcorp). A Pernod Ricard apresentará ao mercado brasileiro, na Expovinis, seu novo portfolio de vinhos. A maior novidade é a aquisição da Allied Domecq, que possui um portfolio bastante completo de vinhos do Novo Mundo, com marcas mundialmente fortes e consagradas. Após o relançamento de Almadén e a aquisição das marcas da Allied Domecq, a Pernod Ricard decidiu promover o Porto Sandeman, que volta ao mercado brasileiro após alguns anos de afastamento. Outro destaque fica por conta da vinícola chilena Casillero del Diablo, do grupo Concha y Toro.

    SALTON A Salton fará os lançamentos dos vinhos Salton Volpi Merlot - medalha de Ouro na Grécia; Salton Talento 2004 e toda a Safra 2004 da Linha Classic.

    Degustações especiais por José Ivan Santos*

    As Degustações Especiais, uma das grandes marcas do Expovinis Brasil, com lotação esgotada em anos anteriores, conta com a presença de expoentes internacionais do mundo do vinho. Na Expovinis Brasil 2006 serão apresentadas as seguintes:

    PORTO 250 ANOS
    A região do Douro será apresentada durante essa degustação, e os vinhos serão comentados pelo jornalista Stephen Brook. Vinhos: Quinta do Noval; Taylor Fladgate; Graham's; Fonseca; Ramos Pinto; Warre; Ferreira; Burmester.

    ESTRELAS DO CONE SUL:
    Degustação de vinhos top de importantes vinícolas do Chile, Argentina e Uruguai, que estão disponíveis no Brasil, será conduzida por Hector Vergara, o único Máster Sommelier da América Latina.

    TOP DA BORGONHA:
    A degustação será dirigida pelo especialista Stephen Brook. Serão degustados e comentados vinhos top da Borgonha, alguns ainda inéditos no Brasil.

    BRASIL: MELHORES TINTOS DA SAFRA DE 2004
    Serão degustados Desejo-Merlot e Talento, da Salton; Lote 43 e Quinta do Seival- Cabernet Sauvignon, da Miolo; Quorum Grande Vindima, da Lídio Carraro; Merlot da Pizzato. A Cooperativa Aurora apresentará amostras de seu top 2004, ainda na barrica.

    *José Ivan Santos é consultor e professor. Autor do livro Vinhos, o essencial (Ed. Senac).

    VENTISQUERO A Vinícola chilena lança dois rótulos: Ventisquero Gran Reserva Pinot Noir 2003 e Ventisquero Reserva Cabernet Syrah 2002.

    VINEA STORE
    A Vinea Store é uma nova importadora e loja de vinhos selecionados mostra em seu estande todos os vinhos que representa e novidades no mercado brasileiro. Um dos grandes destaques são os vinhos da Casa Marin e Viñedos Del Tambo.

    VINÍCOLA AURORA
    Lançará o vinho Aurora 75, em comemoração aos 75 anos de sua fundação.


    Entrevista com Domingo Meirelles, diretor de marketing da Exponor

    Qual a importância do Expovinis para o setor vinícola?
    O Expovinis Brasil tem crescido a cada ano, comprovando sua importância para o setor. Quem conhece as Feiras Internacionais de Vinho que se realizam no exterior, sabe que a feira de São Paulo é uma grande feira. É sem dúvida nenhuma a maior feira do setor da América do Sul. O Expovinis Brasil incentiva o crescimento do mercado de vinhos. O aumento na produção e comercialização do produto é uma parte muito importante da economia de muitos países, não só pelos valores monetários que o negócio envolve, mas, sobretudo, pela criação de emprego gerada pela atividade, além de oferecer produtos de excelente qualidade para aqueles que têm paixão pela cultura do vinho.

    Qual a sua opinião sobre a perspectiva para o mercado de vinhos brasileiros nos próximos anos?
    De modo geral, as perspectivas são positivas, com crescimento de mercado, principalmente, de espumantes, pelo sabor e qualidade; tintos, mais consumidos pelos brasileiros; e vinhos de mesa. O Brasil, apesar de ainda importar vinhos, tem aumentado sua capacidade de produção nos últimos anos. Além disso, o vinho vem ganhando espaço no cotidiano do brasileiro e no seu estilo de vida. Hoje as pessoas sabem e gostam de apreciar e de conhecer um pouco mais sobre esse universo. Além do mais, o Brasil é um mercado com enorme potencial de investimentos que vem despertando o interesse de outras regiões do mundo.

    Como o senhor vê a 'popularização' ou 'disseminação da cultura do vinho' no país, nos últimos anos?
    O que vem acontecendo é que o brasileiro está deixando de associar o vinho a uma bebida elitista ou de consumo voltado apenas para datas especiais. Apesar de o consumo aqui ainda ser menor do que em países da Europa, onde são consumidos 50 litros por habitante/ano, (enquanto no Brasil, 2,1 litros), a população brasileira vem buscando essa bebida por motivos de saúde e também pelo preço. Para aumentar mais a procura, ainda é preciso desmistificar o vinho, porque as pessoas acham que para tomá-lo é necessário ter um momento especial, um copo para cada variedade... Uma série de mitos falsos que afastam as pessoas do vinho.


    SERVIÇO

    ● Expovinis Brasil 2006 - Salão Internacional do Vinho acontece de 2 a 4 de maio, das 14h às 19h para profissionais do setor e das 19h às 22h para consumidor final;
    ● Onde: ITM EXPO - Av. Eng. Roberto Zuccolo, 555 - Vila Leopoldina - São Paulo.
    ● Informações pelo site www.exponor.com.br/ expovinisbrasil;
    ● E-mail: expovinisbrasil@exponor.com.br ou na Exponor Brasil tel.: (11) 3151-6444. Quanto: profissionais do setor: entrada franca;
    ● Público: R$ 25 (sem a taça) e R$ 30 (com taça para degustação)
    ● Estudantes do setor: R$ 10 sem direito à taça (que pode ser comprada separadamente por R$ 25). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos


    Números
    ●Área de exposição: 12 mil m² (crescimento de 1000 m² em área em relação a 2005);
    ●Expectativa de público: 15 mil pessoas;
    ●Número de expositores: 152.

    Gostou? Compartilhe

    Facebook Revista ADEGAInstagram Revista ADEGA

    palavras chave

    Notícias relacionadas

    Imagem China cai, Brasil sobe, Austrália é dúvida. Não é futebol, é o mercado do vinho!

    China cai, Brasil sobe, Austrália é dúvida. Não é futebol, é o mercado do vinho!

    Novas tecnologias estão mudando a viticultura e ajudam a maximizar o potencial produtivo e de qualidade do vinho

    Como funciona a viticultura de precisão?

    Imagem O mercado de vinhos em 2023 e perspectivas para 2024

    O mercado de vinhos em 2023 e perspectivas para 2024

    Imagem Uvibra nega pedido de Salvaguarda

    Uvibra nega pedido de Salvaguarda

    Imagem Uvibra garante não pedir salvaguarda

    Uvibra garante não pedir salvaguarda

    Imagem Somos todos contra a Salvaguarda. E agora?

    Somos todos contra a Salvaguarda. E agora?

    Imagem IGW no Rhône

    IGW no Rhône

    Imagem Análise dentro da análise

    Análise dentro da análise

    Imagem No front interno

    No front interno

    Imagem Um bom ano

    Um bom ano

    Top 100 Os Melhores Vinhos do Ano

    Escolha sua assinatura

    Impressa
    1 ano

    Impressa
    2 anos

    Digital
    1 ano

    Digital
    2 anos

    +lidas

    A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince
    1

    A briga entre o vinho roxo e o legado de Prince

    Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?
    2

    Vinho do Porto: qual é a diferença entre Ruby e Tawny?

    Opus One processa fornecedor por contaminação
    3

    Opus One processa fornecedor por contaminação

    Colher no gargalo da garrafa de espumante ajuda a manter as bolhas?
    4

    Colher no gargalo da garrafa de espumante ajuda a manter as bolhas?

    Os melhores vinhos de 2019
    5

    Os melhores vinhos de 2019

    Revista ADEGA
    Revista TÊNIS
    AERO Magazine
    Melhor Vinho

    Inner Editora Ltda. 2003 - 2022 | Fale Conosco | Tel: (11) 3876-8200

    Inner Group