Vitrine de vinho

Acontece em São Paulo, a décima edição do Expovinis Brasil, o maior salão internacional de vinho da América Latina, que traz lançamentos, novidades e vinhos a perder de vista.

por Tatiana Fraga

Entre os dias 2 e 4 de maio, enófilos, enólogos, sommeliers, profissionais e apreciadores de vinho estarão reunidos durante o Expovinis Brasil 2006 que, a cada ano, surpreende com sabores e aromas do Novo e Velho Mundo.

De acordo com Domingo Meirelles, diretor de marketing da Exponor Brasil, empresa responsável pela organização do Expovinis Brasil, "o Expovinis surge como uma ótima oportunidade para a realização de novos negócios e isso é bom para quem produz, distribui e consome. Em virtude das mudanças ocorridas no mercado de vinhos, como, por exemplo, a abertura do Brasil às importações, o setor vem adquirindo grande importância, o que pode ser percebido durante a feira".

Sobre as novidades que aguardam os visitantes, Domingo Meirelles diz que "a edição deste ano será maior e melhor que a anterior. O número de expositores cresceu e mais uma vez estarão presentes marcas de todo o mundo, fato que traduz não só a enorme abertura do mercado brasileiro, como a enorme expectativa que o mundo inteiro tem no desenvolvimento deste mercado". E completa: "contaremos com a presença do Stephen Brook, editor da revista inglesa Decanter e regional chairman da Decanter World Wine Awards, que vai comandar algumas degustações, entre as quais posso destacar uma de Tops da Borgonha e uma degustação comemorativa dos 250 anos da região do vinho do Porto".

Expositores
Entre as muitas novidades apresentadas na feira, centenas de expositores apresentarão seu portfolio de vinhos e os lançamentos no mercado. Confira alguns:


ART DES CAVES
A Art des Caves leva para a feira seu portfolio completo de adegas climatizadas, entre elas, a recém-lançada Adega Basique 40, com capacidade para 40 garrafas (20 Bordeaux e 20 Borgonha). A Basique 40 tem excelente relação custo-benefício: R$ 1.890,00 - a vista ou em 6X sem juros, na Expovinis.

BEST WIINE
A Best Wine é especializada em importação de vinhos do Novo Mundo, com os lançamentos para a Expovinis:
● Chile: In Situ; In Situ Gran Reserva Cabernet Sauvignon; Laguna del Inca.
● Argentina: Eral Bravo; Urano Malbec e Urano Cabernet Sauvignon; Eral Bravo Malbec.
● Austrália: Rutherglen Estates Muscat
● México: Best Wine Spirits - Tequila

BH EXPORT INTERNATIONAL BUSINESS Apresentará da Espanha os vinhos Joven Capel, um branco frisante produzido com uvas Xarello e Macabeio; Baron de Senac, produzido totalmente com a uva Airen; Baron de Senac; Tio de La Bota Clássico, resultado do casamento de duas variedades de uvas locais, a Tempranillo e a Gamacha; vermute Reserva Miro, produzidos com uvas Gamacha e Macabeo; e o vinho de Licor Old Bambola, vinho de sobremesa.

CASA VENETO
A Casa Veneto apresenta os vinhos Mayol Syrah e Mayol Malbec, ambos de 2003, e os Viña del Maule - Reservas - Cabernet Sauvignon 2001 e Viña del Maule - Reserva - Merlot 2004.

CA' VENDRAMIN
Ca' Vendramin é uma empresa que fundada pela família Tombacco, situada na área nobre dos vinhos do Veneto e particularmente na área do prosecco. Além do Prosecco, apresentará também outros vinhos da região do Veneto como o Cabernet, o Merlot, o Refosco, o Chardonnay e o Pinot Grigio.

DECANTER
A Decanter apresentará Villa Russiz, do Friuli - região consagrada como origem de elegantes e aromáticos vinhos brancos.

GRAND VIN
A Grand Vin apresenta os vinhos Château Pibarnon Rouge, Château Pibarnon Rose e Château Pibarnon Blanc.

INTERFOOD
A Interfood Importação celebra, durante a feira, a parceria exclusiva com uma das mais tradicionais vinícolas da região de Bordeaux, a Calvet, atuante vinícola francesa, com três séculos de experiência na produção de vinhos. A primeira e mais importante família que começa a chegar ao país é a recém lançada Calvet Bordeaux Conversation. Também apresentará a linha Premium Varietal de Santa Helena, composta por cinco tintos e dois brancos: Carmenère, Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Malbec, Merlot, Sauvignon Blanc e Shiraz, todos envelhecidos por oito meses em barris de carvalho.

LA CASA DI BACCO
Com muitos lançamentos na feira, entre eles, L'Andrea 2004, destaca-se um vinho tinto super toscano DOC, da produtora Umbra Castello Montevibiano Vecchio. Também do mesmo produtor será lançado o vinho Colli Perugini Rosso DOC 2004. Outros lançamentos são os vinhos da produtora La Torre Sicilia srl: Donna Vanna Nero d'Avola 2004, Donna Vanna Syrah 2004 e o rosé doce Zibibbo 2004. Também o tinto IGT Pupà Pepu 2001, produzido pelo sr. Roberto Bellini. Da produtora Podere Brizio, será apresentado o vinho Brunello di Montalcino 1999.

#Q#

LA VIGNE
Além de apresentar seu mix de produtos da África do Sul, Argentina, França e Chile a La Vigne traz como novidade uma da marca tradicional do mercado de champanhe: Pommery, precursora do champanhe Brut em 1874.

MIOLO

Miolo Wine Group apresenta sua linha completa na Expovinis. O destaque será o lançamento dos vinhos tintos da linha Fortaleza do Seival Tannat e Tempranillo safra 2005 e os brancos Pinot Griggio e Chardonnay safra 2006.

A Vinícola Miolo lançará os primeiros vinhos da safra 2005, considerada uma das melhores dos últimos tempos. Serão apresentados o Fortaleza do Seival Tannat e o Fortaleza do Seival Tempranillo. Os visitantes poderão conhecer, ainda, os vinhos brancos Pinot Griggio e Chardonnay da safra 2006, além do Miolo Gamay 2006, com lançamento na Páscoa.

A empresa também apresentará produtos de uma parceria que será anunciada em abril com uma empresa espanhola. A Miolo aproveitará a Expovinis para apresentar aos visitantes e clientes o seu novo conceito representado pelo nome Miolo Wine Group.

MARIMPEX
A importadora, especializada em produtos orgânicos, traz novidades da cantina italiana Perlage, como as novas marcas 7Nardi e Dino Nardi. Serão apresentados

exclusivamente no Expovinis Brasil 2006: Dino Nardi; Ravel - Terre di Chieiti IGT; Spumante Prosecco IGT; 7NARDI Vinho Branco Tiziano DOC; Vinho tinto Colli del Giano -DOC.

PREMIUM WINES
Como novidade oferecem um Tempranillo da Trinity Hill, da região de Hawkes Bay, um Riesling de colheita tardia e um novo Sauvignon Blanc (Winemaker's Selection), ambos da Hunter's. Também a Casa Rivas (Maipo, Chile), com o Gran Reserva Carménère. Da França, a novidade é o Chablis de Gilbert Picq, o Pouilly-Fumé e o Sancerre da Fournier, além de um Syrah e um Mourvèdre, o Bolida, do Château d'Or et de Gueules. Do Uruguai, vem o Rio Colorado do produtor Reinaldo De Lucca.

#Q#

PERNOD RICARD BRASIL
A Pernod Ricard Brasil, pela primeira vez na Expovinis e já com o maior estande da feira, é a terceira maior empresa de vinhos do mundo (atrás somente da californiana Constellation e da Southcorp). A Pernod Ricard apresentará ao mercado brasileiro, na Expovinis, seu novo portfolio de vinhos. A maior novidade é a aquisição da Allied Domecq, que possui um portfolio bastante completo de vinhos do Novo Mundo, com marcas mundialmente fortes e consagradas. Após o relançamento de Almadén e a aquisição das marcas da Allied Domecq, a Pernod Ricard decidiu promover o Porto Sandeman, que volta ao mercado brasileiro após alguns anos de afastamento. Outro destaque fica por conta da vinícola chilena Casillero del Diablo, do grupo Concha y Toro.

SALTON A Salton fará os lançamentos dos vinhos Salton Volpi Merlot - medalha de Ouro na Grécia; Salton Talento 2004 e toda a Safra 2004 da Linha Classic.

Degustações especiais por José Ivan Santos*

As Degustações Especiais, uma das grandes marcas do Expovinis Brasil, com lotação esgotada em anos anteriores, conta com a presença de expoentes internacionais do mundo do vinho. Na Expovinis Brasil 2006 serão apresentadas as seguintes:

PORTO 250 ANOS
A região do Douro será apresentada durante essa degustação, e os vinhos serão comentados pelo jornalista Stephen Brook. Vinhos: Quinta do Noval; Taylor Fladgate; Graham's; Fonseca; Ramos Pinto; Warre; Ferreira; Burmester.

ESTRELAS DO CONE SUL:
Degustação de vinhos top de importantes vinícolas do Chile, Argentina e Uruguai, que estão disponíveis no Brasil, será conduzida por Hector Vergara, o único Máster Sommelier da América Latina.

TOP DA BORGONHA:
A degustação será dirigida pelo especialista Stephen Brook. Serão degustados e comentados vinhos top da Borgonha, alguns ainda inéditos no Brasil.

BRASIL: MELHORES TINTOS DA SAFRA DE 2004
Serão degustados Desejo-Merlot e Talento, da Salton; Lote 43 e Quinta do Seival- Cabernet Sauvignon, da Miolo; Quorum Grande Vindima, da Lídio Carraro; Merlot da Pizzato. A Cooperativa Aurora apresentará amostras de seu top 2004, ainda na barrica.

*José Ivan Santos é consultor e professor. Autor do livro Vinhos, o essencial (Ed. Senac).

VENTISQUERO A Vinícola chilena lança dois rótulos: Ventisquero Gran Reserva Pinot Noir 2003 e Ventisquero Reserva Cabernet Syrah 2002.

VINEA STORE
A Vinea Store é uma nova importadora e loja de vinhos selecionados mostra em seu estande todos os vinhos que representa e novidades no mercado brasileiro. Um dos grandes destaques são os vinhos da Casa Marin e Viñedos Del Tambo.

VINÍCOLA AURORA
Lançará o vinho Aurora 75, em comemoração aos 75 anos de sua fundação.


Entrevista com Domingo Meirelles, diretor de marketing da Exponor

Qual a importância do Expovinis para o setor vinícola?
O Expovinis Brasil tem crescido a cada ano, comprovando sua importância para o setor. Quem conhece as Feiras Internacionais de Vinho que se realizam no exterior, sabe que a feira de São Paulo é uma grande feira. É sem dúvida nenhuma a maior feira do setor da América do Sul. O Expovinis Brasil incentiva o crescimento do mercado de vinhos. O aumento na produção e comercialização do produto é uma parte muito importante da economia de muitos países, não só pelos valores monetários que o negócio envolve, mas, sobretudo, pela criação de emprego gerada pela atividade, além de oferecer produtos de excelente qualidade para aqueles que têm paixão pela cultura do vinho.

Qual a sua opinião sobre a perspectiva para o mercado de vinhos brasileiros nos próximos anos?
De modo geral, as perspectivas são positivas, com crescimento de mercado, principalmente, de espumantes, pelo sabor e qualidade; tintos, mais consumidos pelos brasileiros; e vinhos de mesa. O Brasil, apesar de ainda importar vinhos, tem aumentado sua capacidade de produção nos últimos anos. Além disso, o vinho vem ganhando espaço no cotidiano do brasileiro e no seu estilo de vida. Hoje as pessoas sabem e gostam de apreciar e de conhecer um pouco mais sobre esse universo. Além do mais, o Brasil é um mercado com enorme potencial de investimentos que vem despertando o interesse de outras regiões do mundo.

Como o senhor vê a 'popularização' ou 'disseminação da cultura do vinho' no país, nos últimos anos?
O que vem acontecendo é que o brasileiro está deixando de associar o vinho a uma bebida elitista ou de consumo voltado apenas para datas especiais. Apesar de o consumo aqui ainda ser menor do que em países da Europa, onde são consumidos 50 litros por habitante/ano, (enquanto no Brasil, 2,1 litros), a população brasileira vem buscando essa bebida por motivos de saúde e também pelo preço. Para aumentar mais a procura, ainda é preciso desmistificar o vinho, porque as pessoas acham que para tomá-lo é necessário ter um momento especial, um copo para cada variedade... Uma série de mitos falsos que afastam as pessoas do vinho.


SERVIÇO

● Expovinis Brasil 2006 - Salão Internacional do Vinho acontece de 2 a 4 de maio, das 14h às 19h para profissionais do setor e das 19h às 22h para consumidor final;
● Onde: ITM EXPO - Av. Eng. Roberto Zuccolo, 555 - Vila Leopoldina - São Paulo.
● Informações pelo site www.exponor.com.br/ expovinisbrasil;
● E-mail: expovinisbrasil@exponor.com.br ou na Exponor Brasil tel.: (11) 3151-6444. Quanto: profissionais do setor: entrada franca;
● Público: R$ 25 (sem a taça) e R$ 30 (com taça para degustação)
● Estudantes do setor: R$ 10 sem direito à taça (que pode ser comprada separadamente por R$ 25). Não é permitida a entrada de menores de 18 anos


Números
●Área de exposição: 12 mil m² (crescimento de 1000 m² em área em relação a 2005);
●Expectativa de público: 15 mil pessoas;
●Número de expositores: 152.

palavras chave

Notícias relacionadas