Revista ADEGA
Busca

01.Set - Yeda Crusius renova com o Ibravin

Yeda Crusius renova convênio com o Ibravin


A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius
A governadora gaúcha, Yeda Crusius, vai renovar, nesta terça-feira (1º), o convênio com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o exercício 2010. O documento será assinado às 17h30 no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em na cidade de Esteio, durante a Expointer 2009.

Pelo convênio, o governo estadual, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), autoriza o Ibravin a receber diretamente dos estabelecimentos processadores de uva até 25% dos recursos gerados pela taxa de serviços diretos do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Fundovitis). 

Para João Carlos Machado, secretário da Agricultura, o montante pode alcançar R$ 3,5 milhões. O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Denis Debiasi, afirma que os recursos beneficiam 15 mil famílias de viticultores, com área média de 2,4 hectares de vinhedo por família e mais de 700 empresas produtoras de vinho e derivados da uva em atividade no Rio Grande do Sul. 

Fundovitis
Atendendo uma antiga reivindicação do setor vitivinícola, Yeda Crusius encaminhou, Em junho 2007, o projeto de lei à Assembléia Legislativa, autorizando o repasse de 25% dos recursos do Fundovitis ao Ibravin. No biênio 2007/2008 foram repassados R$ 6.686.270,00 ao Ibravin, por meio de convênio com o governo do estado, para uso em 2008 e 2009, respectivamente.

Os recursos ainda permitem a manutenção do Cadastro Vitivinícola e do Laboratório de Referência em Enologia em Caxias do Sul, viabilizando o cruzamento de informações e a rastreabilidade de toda a produção e repressão às fraudes.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Após crescimento das exportações, África do Sul pode enfrentar escassez de vinho

+ Pesquisa mostra que jovens estão mais familiarizados com vinhos

+ Começa colheita em Bordeaux

+ Centro de pesquisa de vinícolas é inaugurado em Portland

+ Preferência por um ou outro vinho pode revelar a personalidade do consumidor

Redação
Publicado em 01/09/2009, às 09h46 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias