O terroir é essencial para determinar a qualidade do vinho
Redação Publicado em 16/08/2019, às 12h00
Solo, clima, chuvas, altitude e relevo são itens importantes para o terroir
De origem francesa, a palavra terroir não tem uma tradução literal. No mundo do vinho, o termo é fundamental para entender o processo de produção da bebida. O Guia Larousse define terroir como "relação mais íntima entre o solo e o micro-clima particular, que concebe o nascimento de um tipo de uva, que expressa livremente sua qualidade, tipicidade e identidade em um grande vinho, sem que ninguém consiga explicar o porquê". Para determinar a qualidade do vinho, o terroir precisa de cinco elementos fundamentais. Confira quais são eles.
Cada um dos aspectos do terroir tem papel específico no resultado final do vinho nele produzido. O solo, além de dar suporte às raízes da videira, proporcionalhe água e elementos nutritivos. Solos ricos trazem vigor e elevam a produção de cachos pela videira. Essas uvas não terão concentração de fruta e produzirão vinhos menos complexos. Já solos pobres, ao limitarem o desenvolvimento e o rendimento da videira, determinam a produção de uvas mais ricas, que originam vinhos mais estruturados.
Leia mais:
+ Qual o significado de Terroir?
+ As uvas dos terroirs do Brasil
+ O processo da colheita de uva
O clima determina a qualidade da uva e, consequentemente, do vinho produzido. Geralmente, os climas mais benéfi cos ao cultivo são os temperados e com grande amplitude térmica, porque maiores temperaturas durante o dia favorecem o amadurecimento da fruta, enquanto o frio da noite faz com que a planta “descanse”, o que contribui para a uva e também para uma vida mais longa da videira.
A altitude tem relação com o clima, pois o aumento de altitude diminui a temperatura média. Em lugares mais frios, a maturação da fruta é mais tardia.
O volume de chuvas e a distribuição delas durante o ano influenciam o vinhedo. De acordo com a época em que as chuvas ocorrem, a videira reagirá de forma distinta. Um exemplo é o resultado de chuvas intensas e contínuas na época da colheita: a qualidade das uvas colhidas é prejudicada, pois o teor de açúcar pode cair e também aumenta a possibilidade de fungos devido à umidade.
Em terrenos situados em declives, mais ou menos acentuados, observa-se boa ação de raios solares e consequente maturação das uvas. Essa topografia traz melhor proteção contra geadas e drenagem natural das águas das chuvas, o que influencia a qualidade do vinho.
*Além dos elementos citados acima, a interação do homem também determina a qualidade do terroir.