Localizado em uma altitude média de 120 metros em relação ao nível do mar, Los Carneros foi definida por suas características climáticas
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 06/03/2023, às 16h05
Os produtores de Los Carneros, uma ampla área vitícola na Califórnia, comemora os 40 anos da Los Carneros American Viticultural Area (AVA).
Criada em 1983, Los Carneros foi a primeira região vinícola da Califórnia definida por suas características climáticas, e não por fronteiras. Ocupando parte dos condados de Sonoma e Napa, Los Carneros está localizado ao norte da Baía de San Pablo, com elevação média de 120 metros em relação ao nível do mar, o que torna o clima mais frio e moderado do que nas regiões vinícolas mais ao norte como Napa Valley e Sonoma Valley.
Assim, o clima oferece a oportunidade de produzir uvas, em especial variedades de clima mais frio, como Pinot noir e Chardonnay, com os níveis de acidez necessários para fazer alguns dos espumantes e vinhos tranquilos mais versáteis do vale.
Ainda que tenha recebido o status AVA em 1983, a história da viticultura na região remonta ao início dos anos 1800, antes mesmo da Guerra Civil Americana, travada entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos, envolvendo os estados da Costa Leste. Mesmo produzido uva por mais de um século, foi apenas em 1942 que o produtor de vinhos Louis M. Martini comprou o antigo Stanly Ranch e iniciou um esforço de replantio na região. Foram necessários quase trinta anos para atingir a reputação de qualidade dos Pinot noir e Chardonnay, que chamou atenção de produtores de espumantes dos Estados Unidos e de outros países, incluindo da região de Champagne, na França.
O grande salto ocorreu na década de 1980, quando após diversas pesquisas sobre a qualidade do solo, variações do clima e uvas ideais, foi possível desenvolver a produção local dentro de padrões reconhecidos internacionalmente. Os produtores Codorníu Napa, Domaine Carneros, Domaine Chandon, Gloria Ferrer e Mumm Napa tornatam Los Carneros uma das regiões de excelência do espumante californiano. O sucesso levou a criação do Carneros Wine Alliance, em 1985, poucos meses antes do registro dos primeiros casos severos de filoxera na região.
Aproveitando a necessidade de replantio os produtores investiram nos clones franceses de Pinot noir e Chardonnay, que nos anos 1990 já representavam mais de 2.400 hectares de área cultivada.