Boemia

Taverna de 5.000 anos é encontrada no sul do Iraque

Taverna fica onde um dia foi o sul da Mesopotâmia e mostra como era a vida a mais de 5.000 anos onde hoje fica o Iraque

Lagash Archaeological Project
Lagash Archaeological Project

por Redação

Arqueólogos e pesquisadores identificaram uma antiga taberna em Lagash, no sul do Iraque. A área no passado pertenceu a Suméria, uma das mais importantes civilizações ao sul da Mesopotâmia, próximo dos rios Tigre e Eufrates.

Com aproximadamente 1.100 acres, a região de Lagash tem sido pesquisada há várias décadas, inclusive durante o período do regime de Saddam Hussein. Atualmente um grupo de pesquisadores do Conselho Estadual de Antiguidades e Patrimônio de Bagdá, em parceria com as universidades da Pensilvânia, Cambridge e Pisa, encontrou evidências de uma taverna de tijolos.

A cidade teve seu auge cerca de 5.000 anos atrás, contando com um amplo centro urbano, com edifícios, palácios, templos e uma vida agitada. As tavernas eram locais de lazer, diversão e reuniões. Acredita-se que a taverna encontrada tenha sido construída e frequentada em meados de 2.700 antes da Era Cristã.

Iraque Mapa
Local do sítio arqueológico de Lagash no atual Iraque

O mais revelador da pesquisa é que o local está relativamente preservado, com as bancadas originais, uma cozinha com forno ainda original, entre outros. Além disso, os arqueólogos encontraram recipientes de bebidas e comida, o que poderá apresentar uma nova visão da vida há quase 5.000 anos.

Mesmo pesquisando a região por vários anos, os pesquisadores apenas agora encontraram uma taberna. Ainda assim, acredita-se que era possível que existissem outras na cidade, visto sua pujança econômica e política.

A taverna descoberta era frequentada, provavelmente, pela classe média da época, enquanto os nobres tinham espaços especiais, muitas vezes nos templos.

Todavia, não existem evidências do consumo de vinho, já que na época a Suméria tinha o hábito de produzir cerveja durante a Idade do Bronze. Ainda assim, não era raro encontrar o consumo de vinhos na Mesopotâmia.

palavras chave

Notícias relacionadas