Conheça algumas das principais uvas tintas do mundo

Para entender o vinho é fundamental o estudo dos tipos de uva, ou castas

Redação Publicado em 21/09/2006, às 07h22 - Atualizado em 16/11/2023, às 11h00

A verdade é bem simples (e perfeitamente aceita pela ciência): o vinho é o produto final da fermentação do suco da uva (conhecido com mosto). E cada garrafa de vinho contém, aproximandamente, o equivalente ao suco de um quilo de uvas frescas.

Mas até que ponto a uva, única matéria prima desse delicioso liquido, influencia na qualidade final do vinho? Uma fruta tem sempre um sabor característico que a identifica, assim, a uva branca de origem francesa conhecida como Chardonnay, por exemplo, terá sempre algumas particularidades que a identificam, ainda que seja cultivada em diferentes solos, climas ou até sob diferentes processos para chegar ao produto final.

As uvas recebem vários nomes no mundo da viticultura (palavra que também significa 'cultivo de uvas'), podem ser chamadas de cepas, castas, variedades, tipos ou subespécies de uvas.

Como diria o gastrônomo francês do século XVI, Olivier de Sèvre: “O gênio do vinho está na cepa”.

Depois de uma boa refeição, a um conhecedor de vinhos foram oferecidas uvas como sobremesa. ‘Obrigado’, disse ele, ‘mas não tenho o hábito de tomar meu vinho em pílulas"
Brillat-Savarin, gastrônomo francês, 1755-1826

As castas podem ser classificadas de diversas maneiras: quanto ao seu ciclo anual; se florescem mais cedo; se maturam mais tarde; quanto ao formato de suas folhas; quanto a resistência a pragas; quanto ao rendimento (se cada pé produz mais ou menos uvas); quanto à sua adaptação a invernos frios; se têm bagos maiores ou menores, cascas grossas ou finas; mais ou menos matéria colorante nas cascas; se têm caules mais ou menos resistentes, entre outros.

É importante lembrar que a cor do vinho é resultante do tempo de contato entre sua casca (ou pele) e o suco, e também é uma característica de sua variedade. Existem uvas tintas de casca mais escura e mais clara. Listamos 20 variedades de uvas tintas com as suas características, em ordem alfabética:

O “corte bordalês”, mistura das tintas de Bordeaux, contém (não necessariamente todos) Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot e Malbec. A CS protagoniza a mistura mais popular da história do vinho: Cabernet-Merlot, um corte clássico que ultrapassou as fronteiras da França.

Vinho Vinho tinto Uva Cabernet Sauvignon Malbec Cabernet Franc Alicante Bouschet Carménère Baga Gamay Barbera Corvina Castelão