Espumante Rosé de João Portugal Ramos mostra o que é um “Bruto Natural” do Alentejo

Feito pelo método tradicional, descansa por 24 meses em contato com a levedura e em boca é "tenso e vibrante", mesmo aos 8 anos de idade

Silvia Mascella Rosa Publicado em 17/03/2022, às 16h00

O enólogo João Portugal Ramos pertence à uma longa linhagem de viticultores -

João Portugal Ramos é o nome de um enólogo de uma longa família de produtores de uvas e vinhos. Mas é, também, o nome de sua vinícola, cuja primeira vindima celebra 30 anos neste 2022.

Dos 5 hectares iniciais plantados em Estremoz em 1989, a empresa passou a ter sua própria sede de vinificação e amadurecimento, a Adega Vila Santa (também em Estremoz, no Alentejo). Ao longo dos anos fez parcerias fundamentais para ampliação de seus negócios (que a levaram ao Douro, Beiras e também ao Vinho Verde) e hoje trabalha com uma equipe de 140 profissionais, espalhados nas regiões onde atua e o fundador, João Portugal, tem agora a satisfação de fazer os vinhos lado a lado com seu filho, também enólogo e com a filha, da área de marketing.

Do Alentejo original da empresa, vêm as marcas Marques de Borba, Estremus, Vila Santa, Pouca Roupa, Loios e um linha de rótulos Single Vineyard compondo um portfolio de 18 vinhos. O editor de Adega, Eduardo Milan, degustou recentemente o Marquês de Borba Espumante Rosé, safra 2014, ao qual conferiu 92 pontos. As uvas que compõe o corte são a Aragonez, Touriga Nacional e Pinot Noir, colhidas a mão e suavemente esmagadas, ficando por um período de 8 horas em baixa temperatura para a extração de cor e aromas das películas.

O espumante, feito pelo método tradicional, descansa por 24 meses em contato com a levedura e em boca, segundo Eduardo, é "tenso e vibrante", mesmo aos 8 anos de idade. Acidez, cremosidade e textura firme, aliadas a uma gama de aromas entre florais e frutados, completam a descrição desse espumante português, o único da empresa com uvas alentejanas.

"O saber, a experiência e a tecnologia permitem-nos aperfeiçoar com rigor os diversos fatores que influencia a personalidade de um vinho. Fazer brilhar todo o potencial natural de nosso país nessa área, criando e reinventando cada vinho é, para mim, uma paixão", diz João Portugal Ramos.

Para ler a resenha completa, ou se quiser informações detalhadas, basta clicar no vinho.

Marquês de Borba Brut Rosé 2014 - AD 92 pontos - João Portugal Ramos, Alentejo, Portugal

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

Degustação Adega Indica Portugal Espumante Alentejo João Portugal Ramos Estremoz

Leia também

Conheça os melhores vinhos brasileiros
Portugal até no nome