A história do vinho no Brasil é muito mais recente do que a bebida em si e até do que algumas regiões produtoras de vinho!
O primeiro viticultor do país foi o fidalgo Brás Cubas. Ele plantou as primeiras videiras na cidade de São Vicente, litoral de São Paulo em 1532. Como elas não vingaram devido ao clima, ele tentou plantar em Cubatão, também sem sucesso. Mas com a ajuda de João Ramalho e do Cacique Tibiriça, ele subiu a serra do mar para procurar terras mais frias. Assim, ele implantou vinhedos no que hoje é o bairro do Tatuapé, mas que em 1551 (quando foi produzido o primeiro vinho no Brasil) ainda era a Vila de Piratininga, expandido esses vinhedos para outras regiões dentro do que hoje é a grande São Paulo.
A grande expansão da vitivinicultura no Brasil se dá, no entanto, no século 19, com a chegada dos imigrantes italianos, que expandiram fortemente o cultivo das uvas no estado do Rio Grande do Sul.
Ainda assim, o Brasil enfrentou muitos desafios e a moderna vitivinicultura do país nasce realmente no final dos anos 1990, com gigantescas oportunidades de inovação, pesquisa, cultivo e produção. É isso o que enólogos e vinícolas vêm fazendo desde então. E a lista de bons vinhos brasileiros só cresce safra a safra.
Confira na lista abaixo os melhores vinhos degustados recentemente pela Revista ADEGA: