Harmonização de queijos com Tempranillo

Casta espanhola produz vinhos que são ótimos com diversos queijos

Redação Publicado em 19/11/2020, às 13h15

 

Uva clássica espanhola pode produzir vinhos que harmonizam bem com diversos estilos de queijo

Muitas vezes, os espanhóis escolhem Jerez para acompanhar a textura e os sabores suaves de um bom Manchego. No entanto, esse é o tipo de queijo que definitivamente pode ser harmonizado com um tinto. Por que não um Tempranillo?

LEIA MAIS

» Gamay com queijos diversos, conheça as harmonizações

» Uma harmonização Toscana, Sangiovese com Pecorino

Quando pensamos em Tempranillo espanhol, muitas vezes cogitamos tintos encorpados, com passagem importante por barrica, contudo, ao lado de queijos, é melhor ficar de olho nas versões jovens ou com pouca passagem por barrica (Crianza), que são mais frescos e menos tânicos, sofrendo menos impacto da salinidade de alguns queijos. 

Outro clássico da Espanha, que pode combinar bem com Tempranillo, é o Roncal. Nesse mesmo estilo, podemos elencar ainda alguns como Fontina, Asiago, Provolone, Tilsit, entre tantos de massa entre semimole e dura, preferencialmente com salinidade moderada.

Um belo Tempranillo, fresco e frutado (mesmo com uma leve passagem por barrica), poderá harmonizar com uma gama interessante de queijos desse estilo. 

Sugestão da ADEGA

 

SOLAR DE CARRIÓN TEMPRANILLO 2018 - AD 89 pontos

Marqués de Carrión, Rioja, Espanha. Tinto elaborado majoritariamente com Tempranillo, com breve passagem por madeira. Gostoso de beber e de perfil gastronômico, mostra cerejas e groselhas acompanhadas de notas florais, terrosas e de ervas, tanto no nariz quanto na boca. De médio corpo, tem taninos de boa textura, refrescante acidez e final também médio, com toques de especiarias. Álcool 13%. 

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui  

 

Vinho Harmonização Tempranillo Queijo