Quem mexeu no meu vinho?

Gamay com queijos diversos, conheça as harmonizações

Uva francesa é uma coringa na harmonização com queijos

por Redação

Gamay, uma uva que pode harmonizar com diversos queijos

A uva clássica de Beaujolais tem a sutileza necessária para harmonizar com uma grande variedade de queijos, a começar pelos frescos como Feta (os taninos não serão tão incisivos para desequilibrar com a salinidade), de massa mole como Camembert (os sabores frutados e rústicos do queijo e do vinho combinarão) e de massa semimole como Munster (prefira as versões mais suaves desse queijo típico da Alsácia).

LEIA MAIS

» Com qual queijo harmonizo o Pinot Noir?

» Queijos com vinhos piemonteses, grande harmonização

Um Cheddar suave também poderia ser acompanhado de um Gamay. Assim como com os Pinot Noir, prefira a companhia de queijos de massa semimole, especialmente os com tons mais frutados, como Maasdam, Edam, Emmental, Gruyère, entre outros.

E, sim, se quiser acompanhar fondue feita com alguns desses queijos, vale a pena buscar um saboroso Gamay.

Gamay vai muito bem ainda com fondue de queijos

Além dos queijos (derretidos ou não), o vinho vai combinar bem com diversos embutidos e patês, que sempre podem adornar uma tábua de queijos ou receitas em que eles são derretidos. 

Sugestão da ADEGA

DOMAINE DES CÔTES DU BERCHOUX BEAUJOLAIS-VILLAGES 2018 - AD 90 pontos

Georges Duboeuf, Beaujolais, França. Tinto elaborado exclusivamente a partir de Gamay, sem passagem por madeira. Franco nos aromas e nos sabores, mostra ameixas frescas seguidas de notas florais e de ervas frescas, tudo sustentado por acidez refrescante, taninos macios e final agradável, confirmando o nariz. Experimente-o mais resfriado, na companhia de pescados, você não vai se arrepender. Álcool 12,5%. 

Se quiser mais dicas de Gamay, clique aqui e confira os melhores rótulos degustados pela ADEGA.

palavras chave

Notícias relacionadas