O vinho alegra o coração do homem, e a alegria é a mãe de todas as virtudes

Esse autor ainda foi quem cunhou a famosa "A vida é muito curta para beber vinho ruim"!

Silvia Mascella Rosa Publicado em 05/05/2022, às 04h15 - Atualizado às 10h00

Estátua de Goethe na cidade de Leipzig -

O vinho alegra o coração! A gente concorda muito com Johann Wolfgang von Goethe, alemão nascido em Frankfurt em 1749. Não se deixe impressionar pelo nome pomposo, Goethe era um artista, poeta, novelista, diretor de teatro, crítico e, segundo a história nos conta, um especialista em vinhos!

“Uma mulher e um copo de vinho aliviam todas as dificuldades, e quem não beija e quem não bebe, está morto há muito tempo!”, escreveu. Seu avô Friedrich Georg Göthe (1657-1730) foi o proprietário da renomada pousada Zum Weidenhof e construiu uma loja de vinhos. Seu pai Johann Caspar Goethe (1710-1782) teve uma adega de vinhos em Frankfurt e também possuía vinhedos.

“Meu pai possuía um vinhedo em frente ao Friedberger Tore”, escreveu nosso poeta uma vez. O avô de Goethe pelo lado de sua mãe foi Johann Wolfgang Textor. Ele foi chefe do judiciário em Frankfurt assim como estalajadeiro e comerciante de vinhos. Dele, a mãe de Goethe herdou um número considerável de barris.

Diz-se que o garoto bebia regularmente e isso explicaria sua tolerância ao vinho (quase nunca se embriagava). Nos documentos históricos de sua vida, há faturas que indicam que ele comprava vinhos de vários locais, desde alemães, até húngaros, tchecos, italianos, espanhóis, austríacos e franceses.

Auerbachs Keller é citado na obra Fausto de Goethe

Entre suas obras mais famosas está “Fausto”, uma peça em duas partes, sendo que a segunda só foi publicada depois da morte de Goethe (ele faleceu em 1832). É um texto épico, dramático, sobre um homem que vende sua alma ao diabo em troca de conhecimento e poder. Uma das cenas da peça se passa em um restaurante e bar de vinhos, frequentado pelo escritor, que é famoso até hoje na cidade de Leipzig.

E tem mais Goethe:

"Os ricos querem bons vinhos, os pobres querem muito vinho"

"A vida é muito curta para beber vinho ruim"

Vinho ADEGA História Fausto Vinho alemão Goethe Auerbachs Keller bar de vinhos Leipzig