Revista ADEGA
Busca

A foto do ano!

Prêmio Errazuriz de fotografia coroa a Borgonha

O prêmio Errazuriz Wine Photographer of the Year é uma das categorias mais aguardadas na cerimónia Pink Lady Food Photographer of the Year


"Gathering prunings on Corton Hill" de Jon Wyand é a fotografia do ano
"Gathering prunings on Corton Hill" de Jon Wyand é a fotografia do ano

Jon Wyand foi coroado no prêmio Errazuriz Wine Photographer of the Year depois de impressionar os jurados com sua bela foto de um trabalhador de vinhedo da Borgonha.

"A imagem vencedora evoca com beleza a realidade da viticultura - você está sempre à mercê da natureza", disse a escritora Joanna Simon, uma das juradas. “Mas há um elemento extra aqui: ele está examinando o clima? Ou ele pode estar um pouco perdido em pensamentos?”, completa a jurada.

O prémio Errazuriz Wine Photographer of the Year é uma das categorias mais aguardadas na cerimónia Pink Lady Food Photographer of the Year e divide-se em três subcategorias – Pessoas, Lugares e Produção. Os juízes então avaliam os três vencedores de cada subcategoria e determinaram qual fotografia deve ser a grande vencedora do ano.

Wyand ganhou o prêmio na categoria “Pessoas” por sua foto. O prêmio “Lugares” foi para a fotógrafa italiana Marina Spironetti por sua imagem “Architecture and Wine”, que foi tirada na vinícola do produtor de Chianti Classico Antinori. Já Suzanne Becker Bronk, dos Estados Unidos, venceu a subcategoria “Produção” com “On Ice”, uma imagem impressionante de gelo seco sendo usado para inibir o início da fermentação na Caldwell Vineyard em Napa, Califórnia. As duas imagens podem ser vistas no final da matéria.

O grande campeão do ano, Jon Wyand é um fotógrafo profissional especialista em fotografar regiões vinícolas para publicações de viagens e estilo de vida. Já fotografou diversas regiões do mundo do vinho como Champagne, Toscana, Bordeaux, Califórnia, Rioja e Alemanha, mas seu foco principal é a Borgonha.

As fotografias finalistas estarão em uma exposição na The Royal Photographic Society, uma das sociedades fotográficas mais antigas do mundo, em Bristol, na Inglaterra, entre os dias 20 de novembro e 12 de dezembro de 2022. 

Confira abaixo as fotos “On Ice” de Suzanne Becker Bronk e “Architecture and Wine” de Marina Spironetti.

Prêmio Errazuriz de fotografia coroa a Borgonha
“Architecture and Wine” de Marina Spironetti venceu na categoria "Lugares"

Prêmio Errazuriz de fotografia coroa a Borgonha
“On Ice” de Suzanne Becker Bronk levou a categoria "Produção"

André De Fraia
Publicado em 02/05/2022, às 16h00


Mais Mundovino