Revista ADEGA
Busca

Na Provence com os Crawley

Downton Abbey, como visitar o Castelo inglês e a Villa francesa do novo filme

Como cenário da França, a produção do filme alugou a Villa Rocabella, uma mansão Belle-Époque em Le Pradet, uma hora a oeste de Saint Tropez


Imagem Downton Abbey, como visitar o Castelo inglês e a Villa francesa do novo filme

O seriado Downton Abbey conquistou fãs ao redor do mundo entre os anos de 2010 e 2015. Com o final da série, a pressão sobre os produtores e o escritor Julian Fellowes foi tanta que em 2019 foi lançado o primeiro longa-metragem, cuja sequência chega às telonas nesta semana aqui no Brasil: "Downton Abbey 2: Uma nova era".

No novo filme, a família Grantham deixa o castelo inglês e vai para a França, onde a condessa-mãe (Maggie Smith) herdou uma propriedade. Para os fãs dessa estória, é um deleite saber que tanto o castelo onde habitam os Crawley quanto a propriedade do sul da França estão abertos para visitação, e tudo pode ser acompanhado dos vinhos que levam o nome do seriado (criados para o lançamento do primeiro filme).

O cenário das estórias na Inglaterra é o Castelo de Highclare, casa do 8o Conde e condessa de Carnarvon, família que vive no local desde 1679. Como muitas propriedades antigas, e cuja manutenção é extremamente cara, esse Castelo abre, em algumas ocasiões, as portas para visitação paga, inclusive da biblioteca com 5 mil volumes que aparece em tantas cenas como o estúdio do Lord Grantham.

Como cenário da França, a produção do filme alugou a Villa Rocabella, uma mansão Belle-Époque em Le Pradet, uma hora a oeste de Saint Tropez, uma comuna na região da Provence-Côte d'Azur, cercada de vinícolas provençais por todos os lados. É possível se hospedar no palacete construído no final do século 19 e apreciar os 3 hectares de jardins nessa casa com piscina, academia e três opções de hospedagem, para grupos ou para casais, tudo à beira mar.

Downton Abbey, saiba que é possível visitar o Castelo inglês e a Villa francesa do novo filme
O seriado Downton Abbey conquistou fãs ao redor do mundo

A mansão acomoda até 42 pessoas e a estadia conta com o trabalho de um chef de cozinha, barman e sommelier além, é claro, de um mordomo. Talvez ele não seja tão sorumbático como o Carson do seriado, mas espera-se que atenda às demandas de sua estadia. Os preços começam em 400 libras por noite e Rocabella fica bem próximo da cidade de Toulon, facilmente acessível por trem ou carro.

Silvia Mascella Rosa
Publicado em 26/04/2022, às 05h30 - Atualizado às 08h00


Mais Mundovino