Revista ADEGA
Busca

Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin

Grande museu do vinho e da gastronomia será inaugurado na Borgonha em maio

Se alguém precisa de mais um motivo para visitar a Borgonha, a partir do dia 6 de maio estará aberto o Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin


O antigo Hôpital Général de Lyon é o endereço do novo Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin
O antigo Hôpital Général de Lyon é o endereço do novo Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin

Após mais de uma década de planejamento, as portas do Cité Internationale de la Gastronomie & du Vin finalmente serão abertas no dia 6 de maio.

Foram dez anos de construção e 250 milhões de euros em investimento para um espaço de 1.750 m² dedicado à gastronomia francesa e ao vinho. O local não poderia ser mais apropriado, Dijon, capital da Borgonha.

Localizado perto dos principais vinhedos da Borgonha e da Route de Grand Crus, o museu deve atrair um milhão de visitantes por ano e reforçar significativamente o turismo gastronômico e enoturístico da região.

Entre as atrações, degustações de vinhos (lógico!) são o destaque. São mais de 250 rótulos possíveis para se escolher servidos em taça. A École des Vins estará presente com cursos de vinhos do mundo todo, mas com foco, claro, na Borgonha. Na área gastronômica, a Ferrandi Paris Cooking School oferecerá aulas de culinária em inglês e o restaurante La Table du Chef, dirigido pelo chef borgonhese três estrelas Michelin Éric Pras, mostrará o melhor da culinária da região, acompanhado, naturalmente, pelo bom vinho. Uma livraria especializada, repleta de livros sobre gastronomia francesa e vinho, também estará no local para os visitantes explorarem.

Construído no antigo local do Hôpital Général de Lyon, o Cité Internationale de la Gastronomie et du vin (CIGV) estará a cerca de duas horas de trem de Paris e terá seu próprio hotel de quatro estrelas que, apesar de já estar pronto para receber seus hóspedes, terá, até 2023, uma piscina, um spa e um restaurante próprio.

André De Fraia
Publicado em 25/04/2022, às 08h00


Mais Mundovino