Enoarquitetura

Le Dôme: vinícola em Sanit-Émilion ganha design futurista e sustentável

Criada pelos renomados arquitetos Foster & Partners a vinícola foi estilizada conectando local e paisagem em uma ótica contemporânea

por Glaucia Balbachan

Vinícola Le Dôme tem projeto que lembra um OVNI

Produtor de Saint-Emilion, Le Dôme ganha design futurista em sua vinícola

A região de Bordeaux pode até ser uma das regiões produtoras de vinho mais históricas do planeta, mas não há impedimentos de pensar em seguir em frente quando o assunto é design.

» Concha y Toro é eleita a Companhia Internacional de Bebidas do Ano

Futurista e semelhante a um OVNI pousando na paisagem francesa local, a obra arquitetônica feita para o produtor de Saint-Émilion – Le Dôme, se adequa perfeitamente ao espaço.

Para os arquitetos Foster + Partners é a segunda obra em uma vinícola na França. O primeiro trabalho foi com o Château Margaux, no Médoc – concluído em 2015. Os planos para as novas instalações do Le Dôme foram apresentados pela primeira vez em 2019 e o resultado revelado ganhou muitos elogios do estilo único às formas distintas.

“Tivemos discussões extremamente frutíferas com os proprietários locais do patrimônio, que comentaram que a construção deveria dar uma contribuição positiva para a área, misturando-se com a paisagem”, conta Norman Foster.

Produtor de Saint-Emilion, Le Dôme ganha design futurista em sua vinícola

Em formato esférico, visitantes têm vista de 360º ao redor dos vinhedos

Localizada no fim de um longo caminho arborizado, a obra foi parcialmente embutida no chão, para minimizar seu impacto nas paisagens protegidas pela UNESCO, que remontam à era romana. A base da estrutura foi revestida com carvalho local, não esquecendo de barris usados de produções de vinho do produtor.

O material utilizado reduz as emissões de carbono relacionados ao transporte ao mesmo tempo em que vão incorporar o espírito da propriedade.

Em terracota, o telhado não precisa de colunas de apoio, maximizando o espaço, enquanto no centro do edifício, um grande átrio circular, que permite que aqueles que estiverem no nível superior da vinícola, olhem para baixo e observem os enólogos no trabalho em ampla área de luz natural. Ainda em formato esférico, o projeto garante uma vista de 360º dos vinhedos ao redor da propriedade, além de uma sala de degustação de vinhos modernos.

» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui

Assine ADEGA

palavras chave

Notícias relacionadas