Vinhos e mostos impulsionam aumento nas exportações portuguesas, somando 68,4 milhões de euros
por Redação
Os vinhos e mostos de Portugal puxaram a alta das exportações agroalimentares no início de 2025, com crescimento de 5,6% em janeiro, somando 68,4 milhões de euros e reforçando a posição do país no bloco europeu.
O ano começou com bons ventos para o setor agroalimentar português, impulsionado principalmente pelo desempenho do vinho. Segundo dados divulgados pelo GPP (Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral), com base nas estatísticas do INE, o Complexo Agroalimentar (CAA) registrou um crescimento de 6,7% nas exportações em janeiro, alcançando 843 milhões de euros em valor total.
Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube
Dentro desse conjunto, os vinhos e mostos (código NC 2204) destacaram-se como o principal motor do crescimento. Com uma exportação total de 68,4 milhões de euros, o segmento teve um alta de 5,6% em comparação com janeiro de 2024.
LEIA TAMBÉM: Exportações de vinhos do Rioja cresceram em 2024
Mesmo com uma queda mensal de 14,9% nas importações em relação a dezembro, o setor registrou uma variação homóloga positiva de 6,2%, com 11,9 milhões de euros importados. O saldo líquido da balança comercial do vinho manteve-se amplamente positivo, reafirmando o papel do produto como uma das âncoras da economia agrícola portuguesa.
A categoria de “Bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres” teve como grande responsável esse bom desempenho dos vinhos, com um contributo adicional de 3,6 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior.