UOL - O melhor conteúdo
Boas notícias

Exportações de vinhos de Rioja cresceram em 2024

Exportações de vinhos Rioja crescem em 2024, apesar da queda global no consumo e recuo da China

Imagem Exportações de vinhos de Rioja cresceram em 2024

por Redação

Apesar da queda generalizada no consumo de vinhos e da retração das exportações espanholas, a Denominação de Origem Qualificada Rioja, no Norte da Espanha, registrou um crescimento de 4,42% em 2024, impulsionada por mercados estratégicos como Estados Unidos, Reino Unido e Países Baixos.

Em um cenário internacional desafiador para o setor vitivinícola, a Rioja reafirma sua força ao atingir 98,8 milhões de litros exportados para 135 países no último ano. O desempenho é especialmente expressivo diante de uma redução de 11,46% nas exportações com Denominação de Origem no mesmo período, de acordo com o Observatório Espanhol do Mercado do Vinho.

Clique aqui e assista aos vídeos da Revista ADEGA no YouTube

EUA, Colômbia e Países Baixos puxam crescimento

O Reino Unido manteve sua liderança como principal mercado da Rioja, com 32,3 milhões de litros adquiridos — um aumento de 12% em relação a 2023. Logo atrás, os Estados Unidos consolidaram sua relevância com uma expressiva alta de 17%, superando os 10,4 milhões de litros. Outro destaque notável foi a Colômbia, que apresentou um crescimento impressionante de 110%, atingindo 820 mil litros.

LEIA TAMBÉM: Impacto das novas tarifas dos EUA no vinho europeu

Entre os países europeus, os Países Baixos sobressaíram com um avanço de 18%, superando a marca de 5 milhões de litros, enquanto Noruega e Áustria também registraram boas performances, com altas de 6% e 9%, respectivamente. Esses dados refletem uma diversificação positiva dos destinos e uma ampliação da presença da Rioja em mercados maduros e emergentes.

Mercado chinês em queda acentuada

Na contramão, a China apresentou a maior retração percentual entre os principais destinos da Rioja, com uma queda de 30%, somando pouco mais de 1 milhão de litros. O resultado sinaliza um desaquecimento no consumo de vinhos importados no país asiático e aponta para a necessidade de revisão de estratégias comerciais na região.

A França (-19%), Lituânia (-15%) e Rússia (-32%) também enfrentaram quedas expressivas, evidenciando os desafios enfrentados em determinados mercados da Europa, em especial entre os países do Leste Europeu.

Crescimento das categorias Crianza e Reserva

Os vinhos tintos foram os principais responsáveis pelo avanço nas exportações, com crescimento de 5,32%. Dentro das categorias, a "Crianza" se destacou com aumento de 8,7%, enquanto a “Gran Reserva” permaneceu praticamente estável. Já a categoria "Reserva" teve crescimento de 7%, consolidando-se como uma das favoritas nos mercados externo e interno.

O Conselho Regulador da DOCa Rioja, atribuiu o desempenho positivo à confiança dos consumidores e à eficácia das medidas de regulação adotadas, como destilação e colheita em verde. Tais ações contribuíram para reduzir a relação de existências para 3,38 — valor próximo ao tempo médio de permanência dos vinhos comercializados (3,12 anos).

Além dos resultados comerciais, o Conselho destacou a vertente solidária da Denominação. Durante a plenária anual, foi oficializada a doação de 20.000 euros à Generalitat Valenciana, arrecadados em degustações beneficentes no final de 2024 para apoiar vítimas da DANA.

palavras chave

Notícias relacionadas