A evolução de um vinho com screwcap
Redação Publicado em 07/09/2019, às 12h00 - Atualizado às 12h58
Muitos acreditam que só é possível envelhecer um vinho com tampas de cortiça
Antes de responder se podemos envelhecer vinhos com tampa de rosca, seria interessante ponderar o que entendemos por envelhecer. O tempo em garrafa pode fazer com que um vinho “evolua”. Quantidades minúsculas de oxigênio ajudam a promover algumas transformações na bebida com o passar do tempo, criando sabores e aromas (graças a alterações moleculares) que não serão os mesmos de um vinho jovem.
Assim, tornou-se meio que consenso no mundo do vinho que somente vinhos com rolhas de cortiça conseguem apresentar uma evolução que justifique a guarda, pois há a ideia de que a cortiça seria permeável a essas quantidades mínimas de oxigênio. Os selados com tampa de rosca, por outro lado, não possuiriam essa “vantagem” e, portanto, seria melhor se consumidos ainda jovens.
Leia mais:
+ Vinho velho é sinônimo de vinho bom?
+ Como abrir um vinho com saca-rolhas?
+ Qual é o melhor tipo de rolha para garrafa de vinho?
No entanto, ainda há muita discordância sobre isso, especialmente depois que pesquisas mostram que a cortiça, ao que parece, não deixa o oxigênio entrar e, sim, apenas libera, com o tempo, o que já existe em suas tramas. Ainda assim, com o tempo, algumas empresas chegaram a criar tampas de rosca permeáveis – apesar de o conceito ainda estar sendo discutido.
É inegável que, apesar de todos os avanços, a preferência dos produtores seja a cortiça quando se trata de vinhos para envelhecer.
Ainda assim, há muitos que trocaram para tampas de rosca e atestam que o envelhecimento é mais uniforme. Muitos testes de produtores, na verdade, mostram que, em um ambiente redutivo (com menos oxigênio), a evolução é mais lenta e os vinhos tendem a se mostrar mais frescos se comparados com outros envelhecidos com cortiça após um mesmo tempo de guarda. E, por isso, a rosca tem sido uma opção principalmente para produtores de brancos. Ainda assim, atualmente, essa premissa que “vinhos com rosca devem ser bebidos logo” é bastante válida. Por ser um vedante mais barato, os produtores tendem a usá-lo em seus vinhos correntes e deixam a rolha de cortiça para os mais conceituados de seu catálogo. Portanto, se você pode envelhecer garrafas com screwcap? Sim, pode, mas talvez não seja muito vantajoso, pois, com raras exceções, os vinhos assim selados geralmente foram pensados para serem consumidos jovens.
Veja também:
+ Confira o guia prático do vinho
+ 10 vinhos brasileiros que podem envelhecer bem
+ ASSINE JÁ A REVISTA ADEGA. DESCONTOS DE ATÉ 76%
O que você considera um bom tempo de guarda? Cinco anos? Dez anos? Vale lembrar que a grande maioria dos vinhos produzidos no mundo não é feita para ser guardada por mais que cinco ou 10 anos. Portanto, antes de colocar em sua adega algum vinho para envelhecer, tente verificar se ele tem mesmo essa aptidão, seja selado com rolha ou com rosca.