A uva símbolo da Toscana vai bem com diversos estilos de queijo de ovelha
Redação Publicado em 13/11/2020, às 18h00
Sangiovese com queijo pecorino, uma harmonização direta da Toscana
Quando falamos da Sangiovese logo lembramos da Toscana e um dos queijos mais famosos da região é o Pecorino. São diversos os tipos de Pecorino toscanos e um dos mais aclamados é o produzido em Pienza, na província de Siena.
O queijo é feito a partir de leite de ovelha e vem em algumas versões – algumas jovens, outras cobertas de palha, outras friccionadas com cinzas e outras prensadas com tomates.
A versão jovem é semiamadurecida e colorida com suco de tomate na casca, enquanto a versão envelhecida tem casca negra. O queijo não é picante como outros tipos de Pecorino, porque o coalho de vitela é usado em vez do coalho de cabra.
Na região, ele é servido com os clássicos Chianti ou mesmo com os poderosos Brunello. Sim, a Sangiovese pode abarcar alguns estilos de queijos desde os de massa semimole (outro grande par toscano é o Accasciato) até os duros, como outros clássicos italianos incluindo Grana Padano e Parmigiano Reggiano, da região da Emilia-Romagna.
CASTELLO DI FARNETELLA LUCILLA 2016 - AD 91 pontos
Castello di Farnetella, Toscana, Itália. A Castello di Farnettella pertence ao Giuseppe Mazzocolin, proprietário da Fattoria di Fèlsina. Corte composto por 70% Sangiovese, 15% Cabernet Sauvignon e 15% Merlot, com estágio de 8 a 12 meses em barricas com variados tamanhos e, posteriormente, 4 a 6 meses em garrafa. Apresenta frutas vermelhas, floral, especiarias doces e um discreto orégano. Boa concentração de sabor, taninos arenosos com ótima textura, acidez afiada e final médio, com toques terrosos, de café e de cereja. Álcool 13%.
Quer mais dicas? Clique aqui e veja os melhores Sangioveses já degustados pela ADEGA.
» Receba as notícias da ADEGA diretamente no Telegram clicando aqui