Veja detalhes sobre a Xarello, uma das variedades espanholas mais usadas em espumantes, mas que se destaca entre brancos tranquilos
Arnaldo Grizzo Publicado em 30/01/2024, às 14h00 - Atualizado em 24/09/2024, às 08h00
A Xarello, amplamente conhecida por sua presença nos espumantes Cava, também se destaca na produção de vinhos brancos tranquilos de excelente qualidade. Originária da região do Penedès, essa uva catalã surpreende com sua versatilidade e alto teor de resveratrol, um poderoso antioxidante natural.
Conheça o canal da Revista ADEGA no YouTube
Conheça mais sobre a Xarello, suas curiosidades, variações de escrita e o papel crucial que desempenha nos vinhos espanhóis.
- Como escreve?
Os catalães escrevem Xarel×lo, mas a versão com hífen também é aceita (Xarel-lo), já que esse ponto catalão entre os dois “L” raramente existe nos teclados. Contudo, mesmo os espanhóis já escrevem Xarello, sem hífen, para facilitar.
- Origem
A primeira menção a essa variedade, com o nome Xerello, é de 1785 na região do Penedès.
- Clarete?
Acredita-se que o nome tenha sido derivado do italiano “chiarello”, que significaria “claret”, um vinho tinto de cor bastante pálida.
- Parentesco
Testes de DNA apontam que a Xarello pode estar relacionada à Macabeo, uva com a qual é muito confundida e também muito misturada em blends.
- Cava
A Xarello costuma gerar vinhos com grande acidez e estrutura, e por isso é uma das mais usadas nos clássicos espumantes Cava, onde tende a ser mesclada com Parellada e Macabeo.
- Proteção
Estudos apontam que a Xarello possui altos níveis de resveratrol, um poderoso antioxidante, o que ajuda a vinha a se proteger de doenças.
LEIA TAMBÉM: Conheça a uva branca nativa do Piemonte famosa pelos vinhos Gavi